quinta-feira

, 30 de maio de 2024

XXVII Encontro de Presbíteros e Diáconos começa em Cachoeira do Campo

07 de março de 2017 Arquidiocese

Cerca de 160 padres e diáconos estão reunidos no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo, para o XXVII Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese, que começou nessa segunda-feira, 6 de março.

“Que este encontro seja para nós um momento de convivência com o presbitério, juntamente com os irmão diáconos, que seja um momento de partilha, de comunhão, um momento de expressão da nossa corresponsabilidade eclesial, que seja um momento alegre, feliz, daquelas coisas que a gente gosta e tem prazer em participar. Que este encontro nos de sempre impulso para a nossa ação pastoral”, ressalta o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

O arcebispo recordou também, durante a abertura, dos irmãos presbíteros que faleceram no último ano. “Alguns nos deixaram de maneira bem dolorosa da forma como saíram de cena desta peregrinação, que fazemos nesta terra”, disse Dom Geraldo.

Ministério ordenado

Nesta terça-feira, 7, os participantes vão refletir sobre “O ministério ordenado à luz do magistério do papa Francisco”. Dom João Justino de Medeiros Silva, eleito arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Montes Claros, será o assessor dos trabalhos.

“Creio que este encontro será uma oportunidade privilegiada para refletirmos sobre esta visão eclesial do Papa Francisco e ver como esta visão se reflete na nossa Arquidiocese e no no exercício cotidiano do nosso ministério diaconal e presbiteral”, afirma o representante dos presbíteros, padre Edmar da José da Silva.

O XXVII Encontro de Presbíteros e Diáconos termina na próxima quinta-feira, 9 de março