domingo

, 23 de junho de 2024

39ª Assembleia do Laicato: participantes da Arquidiocese de Mariana falam sobre o evento

15 de junho de 2021 Arquidiocese

Entre os dias 03 e 05 de junho, aconteceu de modo virtual a 39ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB). O evento reuniu cerca de 209 delegados e convidados integrantes dos CNLBs dos regionais e das organizações filiadas do Brasil. Conforme as participantes da Arquidiocese de Mariana, Leci Nascimento e Sônia Barbosa, a assembleia foi uma oportunidade para que os leigos e leigas reafirmassem seu compromisso com a vida, a vocação batismal e a missionariedade, mesmo diante dos novos desafios.

Para Leci, presidente do CNLB do Regional Leste 2, a 39ª Assembleia do CNLB foi inspiradora. “Vencer desafios nos inspira, fortalece e encoraja. Foi animador reencontrar e conhecer, mesmo que virtualmente, tantos cristãos leigos e leigas desse grande Brasil. Uma mistura de dialetos, alegria e emoção”, pontuou. 

Segundo ela, “ficaram os compromissos de sermos verdadeiramente discípulos missionários numa Igreja em saída, como tem insistido o Papa Francisco, mesmo neste tempo de pandemia e de sermos presença na vida de tantas pessoas que hoje precisam de nosso carinho e cuidado, principalmente os mais pobres e vulneráveis. Ainda, [enfatizou-se sobre a] importância da atuação da mulher, com sua força, porém sem perder a ternura, como Maria de Nazaré!”, afirmou.

De acordo com as participantes da Arquidiocese de Mariana, um momento de destaque da AGO foi a fala do padre Alfredo Gonçalves que depois de apontar vários desafios disse: “às vezes Deus entra, irrompe na história com uma tempestade, entra na história com uma ira divina, com uma santa indignação. Vemos isso em Moisés, nos profetas, em Jesus quando chicoteia o povo no Templo e no Pentecostes. A Igreja nascente parecia estar traumatizada com tantos desafios. A partir do Pentecostes ― do fogo do Espírito ―, discípulas e discípulos de Jesus saem como missionários, sem medo, e voltam para a realidade e seus desafios”.

Elas ainda ressaltam a fala do cristão leigo Daniel Seidel que afirmou que o “Pentecostes faz vencer o medo e sair ao encontro dos povos em suas diversidades culturais…” e a de Rinaldo Gachet: “Pentecostes é a linguagem, a imagem mais forte da Igreja em Saída”.

Encaminhamentos

Segundo Leci, o padre Alfredo encaminhou para os presentes seis pistas para uma vivência nestes tempos:

  1. Marcar presença e ser presença;
  2. Reconquistar espaços na Igreja, reencantar-se pelos diversos serviços;
  3. Assumir com responsabilidade o Pacto pela Vida e pelo Brasil;
  4. Retomar a participação nos Conselhos populares;
  5. Assumir a Assembleia Eclesial da América Latina e Caribe – uma experiência grandiosa de sinodalidade;
  6. Integrar nos trabalhos da 6ª Semana Social Brasileira – Mutirão pela Vida, por Terra, Teto e Trabalho.

Em sua fala a presidente do CNLB a nível Nacional, Sonia Gomes, motivou todo laicato brasileiro a assumir com renovado ardor as propostas que foram apresentadas: Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, um maior engajamento no Pacto pela Vida e pelo Brasil, Grito dos Excluídos, as ações da 6ª Semana Social Brasileira e também os Parâmetros da Formação do Laicato ―  assunto que é de extrema urgência e que foi apresentado pelo representante Leigo da Comissão do Laicato da CNBB, Laudelino Amaral.

Para a teóloga e integrante da Comissão de Formação do CNLB, Célia Soares: “Apesar deste tempo de pandemia, sem vacina para todas/os provocando a perda de mais de 488 mil vidas [no Brasil], com famílias dilaceradas pela dor e sofrimento, pela fome e muitas vezes sem esperança, é preciso resistir! Neste sentido, a Assembleia do CNLB trouxe novo alento ao realizar um grande encontro virtual, com cristãos leigos e leigas, organizado por sua presidência, para estudo, mística e espiritualidade preparada pelos regionais, partilha de experiências e motivação no engajamento das ações promovidas pelo Organismo”.

Texto e imagens: Leci Nascimento

Veja também:

Arquidiocese de Mariana participa da 39ª Assembleia Geral dos Cristãos Leigos

39ª AGO do CNLB: presidente do organismo conclama o laicato a assumir seu papel profético na Igreja e na sociedade

Laicato assume desafios de conquistar espaços e ser sujeito na sociedade durante a 39ª AGO