terça-feira

, 28 de maio de 2024

3º dia do Encontro de Presbíteros e Diáconos é aberto com a missa em ação de graças pelos sacerdotes jubilandos em 2023

08 de março de 2023 Arquidiocese

O terceiro dia do 33º Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana começou com a celebração da Santa Missa na manhã desta quarta-feira, 08 de março, em ação de graças pelos padres que comemoram o jubileu de prata sacerdotal neste ano. A celebração Eucarística foi presidida pelo Ecônomo e Procurador Geral da Arquidiocese, Padre Darci Fernandes Leão, e concelebrada pelos Padres Jamilson Inácio da Silva, José Coelho Cabral, José Geraldo da Silva (Juquinha), José Geraldo Sabino e Luiz Henriques dos Santos.

Tendo festejado os 25 anos de ministério ordenado nesta terça-feira, 07 de março, Padre Juquinha, como é popularmente conhecido, afirmou durante a homilia que é feliz pertencendo ao Clero Marianense e que ao longo desses 25 anos tem muito a agradecer a Deus pela missão que exerce na Arquidiocese de Mariana e também nas experiências missionárias que pôde realizar.

Padre Juquinha ainda contou que à época da sua ordenação, disse a Dom Luciano que gostaria de ser ordenado no Dia Internacional da Mulher para homenagear todas as mulheres que se dedicam, além dos trabalhos do dia a dia, a servir nas comunidades. Entretanto, como a data seria em um domingo, foi ordenado na véspera, dia 07 de março.

Pe. Juquinha durante a homilia.

Trabalhos em grupo

Conforme a pauta proposta para o evento, durante a manhã desta quarta-feira, os presentes se reuniram em grupos por região pastoral para meditar em conjunto sobre a pergunta: “Como continuar nos reencantando para reencantar as vocações e a missão da Igreja em nosso regional?”.

Após esse momento de reflexão, houve um momento de informes gerais sobre a Arquidiocese de Mariana e suas instâncias. À ocasião, os padres em missão, Alex Martins de Freitas (Arquidiocese de Porto Velho – RO) e D’Artagnan de Almeida Barcelos e José Geraldo Magela Vidal, que estão na Diocese de Xingu-Altamira (PA), apresentaram a experiência e realidade que enfrentam nas Igrejas Particulares que estão a serviço missionário.

O 33º Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana está sendo realizado no Retiro das Rosas, em Cachoeira do Campo (MG), dos dias 06 a 09 de março.

Apresentação dos padres em missão.

Fotos: Pe. Edir Martins

Veja também:

Tem início o 33º Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana