terça-feira

, 30 de abril de 2024

61ª Assembleia Geral da CNBB é aberta com missa no Santuário Nacional de Aparecida

11 de abril de 2024 Igreja no Brasil

O episcopado brasileiro participa dos dias 10 a 19 de abril da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Aberto nesta quarta-feira, dia 10, o evento foi iniciado com a celebração da santa missa com a Laudes no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).

Presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Porto Alegre (RS) e presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler, a missa foi concelebrada pelos membros da presidência da entidade. Já os membros do Conselho Pastoral Episcopal da CNBB, composto por bispos que presidem as Comissões, integraram a procissão de entrada.

Durante a homilia, Dom Jaime destacou na mensagem central o amor divino, citando as palavras do Evangelho:

“De tal modo Deus amou o mundo…”. Ele enfatizou a importância deste amor, expresso no sacrifício de Jesus Cristo. “O amor de Deus parece loucura! Amou-nos de tal modo que deu o seu Filho Unigênito”, declarou Dom Jaime, ressaltando o sacrifício de Cristo na Cruz.

Sessão de abertura

Logo em seguida, no Centro de Convenções Padre Vítor Coelho de Almeida, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), teve lugar a sessão abertura da Assembleia. O evento contou ainda com a participação do Núncio Apostólico do Brasil, Dom Giambattista Diquattro, e o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, que prega retiro espiritual para os bispos brasileiros nos dias 10 e 11 de abril.

À ocasião, os bispos falecidos desde a última Assembleia foram homenageados, incluindo, o Arcebispo Emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, falecido em julho de 2023. O prelado foi presidente da CNBB de 2007 a 2011 e, mais recente, colaborou no processo da tradução da 3ª edição típica do Missal Romano. Assista AQUI

Também os bispos de recente nomeação foram apresentados, incluindo os três filhos de Mariana: Dom Geraldo de Souza Rodrigues, Dom Danival Milagres Coelho e Monsenhor Edmar José da Silva.

Dom Danival foi ainda o primeiro convidado para a primeira edição do CNBB Podcast. Confira aqui

Relatório anual

Ainda no primeiro dia, foi apresentado o Relatório Anual de Atividades, conforme estipulado pelo Regimento da entidade. Este relatório abrange as ações, agendas e compromissos realizados no período compreendido entre a assembleia anterior e a atual, destacando-se as atividades da Presidência da CNBB, no período de maio de 2023 a abril de 2024.

O relatório, dividido em seis blocos temáticos — gestão eclesial, CNBB Solidariedade, relações institucionais e governamentais, pronunciamentos e visitas oficiais, comissões episcopais e Colégio Pio Brasileiro – apresenta um panorama abrangente das atividades desenvolvidas pela CNBB no último ano. Para acessar o relatório completo, clique aqui.

Alerta sobre o terrorismo na África Ocidental

Durante a segunda sessão da 61ª Assembleia dos Bispos do Brasil, o bispo de Burkina Faso, Dom Laurent Birfuoré Dabiré, trouxe uma intervenção contundente em um painel no qual expôs os desafios enfrentados pela Igreja em seu país, profundamente marcado pelos horrores do terrorismo e suas consequências devastadoras. 

Com uma eloquência marcante, dom Dabiré, presidente da Conferência Episcopal de Burkina Faso e Níger desde 2019 e também bispo de Dori, compartilhou com os presentes na assembleia um relato franco e tocante da realidade que assola sua nação. Em sua fala, abordou o tema crucial “Terrorismo e suas Consequências na África Ocidental”, contextualizando a grave situação que aflige não apenas Burkina Faso, mas toda a região.  Saiba mais AQUI

Texto e fotos: Comunicação da 61ª AG CNBB/Adaptado

Leia também:

Dom Danival Milagres é o primeiro participante do CNBB Podcast

Leiga da Arquidiocese de Mariana será instituída ao Ministério do Catequista durante a Assembleia da CNBB

Agenda