sábado

, 25 de maio de 2024

7º Curso Arquidiocesano de Lideranças, promovido pela PJ, reúne 36 jovens em Queluzito

26 de junho de 2023 Arquidiocese

Neste último fim de semana, dias 24 e 25 de junho, a Paróquia de Santo Amaro, em Queluzito (MG), recebeu o 7º Curso Arquidiocesano de Lideranças (CAL) realizado pela Equipe Central da Pastoral da Juventude (PJ). O tema desta edição foi “Deus não escolhe os capacitados, Ele prepara às pessoas dispostas” e teve como iluminação bíblica “Eu estou no meio de vós como Aquele que serve” (Lc. 5, 22).

O evento foi assessorado pela Coordenadora Regional do Leste 2 da CNBB, Luiza Pires. À ocasião, 36 jovens das regiões pastorais da Arquidiocese de Mariana estiveram presentes e construíram juntos o planejamento para próximo triênio.

O encontro foi concluído com a Celebração Eucarística presidida pelo Pároco local, Padre Dário Chavez Pereira, contando com a presença dos cursistas, membros do grupo de jovens local Maranatha e paroquianos. Foi também o momento de envio da nova Equipe Central, que recebeu como sinal de compromisso e missão um anel de tucum, vindo diretamente do memorial Dom Helder Câmara, bispo que recomendou à Igreja: “Não deixem morrer a profecia”.

Para o jovem Ryan Santos, Coordenador do grupo JIM (Jovens Iniciantes no Mundo), “o CAL é uma prática cirúrgica para nossa caminhada, pois mostra quão organizada a PJ é e mostra como é fundamental para o trabalho do triênio começar de forma coesa, adequada e organizada, principalmente porque tange a união das equipes regionais, que mais uma vez se reúnem para conversar com mais calma sobre aquilo que decidimos em Assembleia e agora vamos estar aplicando”, disse.

Na opinião do jovem da Paróquia Santa Efigênia, em Ouro Preto (MG), o “7º CAL foi muito prático e objetivo, sanando talvez a necessidade de alguns representantes regionais que conseguem contribuir para as decisões que por vezes já chegam até eles prontas para execução. Outro ponto positivo foi a oportunidade de ouvir as bases, as novas lideranças que ocupam as equipes regionais, frutos da Escola Arquidiocesana de Formação Integral da PJ (EAFIN), [que] são da base, pessoas ligadas diretamente no dia a dia dos grupos e comunidades. Então, todas as demandas foram pensadas e planejadas para as juventudes das bases. O CAL foi fundamental!”, destacou.

Por sua vez, a jovem Núbia Amaral, Coordenadora do Grupo JEMPE (Jovens em Marcha Pela Evangelização), lembrou que no próximo triênio iniciam-se os trabalhos da nova Coordenação Arquidiocesana da Pastoral da Juventude, significando “novos rostos, diferentes realidades das regiões e dos nossos jovens”.

“No CAL conseguimos ter um direcionamento mais claro de como vamos iniciar estes trabalhos. Estes momentos de troca que temos são fundamentais para termos o apoio uns dos outros para trilhar esse caminho em busca da Civilização do Amor. O ser liderança é ser visto como uma referência e, ser liderança jovem, traz também uma cobrança maior.  Porém, quando temos uma boa formação para saber como caminhar com nossos jovens das bases, faz com que essa caminhada que é tão difícil, seja mais prazerosa”, ressaltou a jovem da Paróquia Sant’ana, em Carandaí (MG).

A Equipe Central da PJ agradece a acolhida recebida pela comunidade paroquial de Santo Amaro, o apoio do pároco, a dedicação do grupo de jovens da paróquia, à generosidade dos dizimistas, a equipe regional Mariana Oeste e a todas as pessoas que contribuíram para a realização do curso, pedindo que nosso Deus, cheio de amor, possa abençoá-los ricamente.

Sobre o CAL

O CAL é destinado às coordenações arquidiocesana e regionais da PJ e tem como objetivo promover um espaço de formação para as coordenações, favorecendo um momento partilha, cooperação e estreitamento de laços entre as lideranças. Ainda, tem como intuito capacitar os jovens para que possam desenvolver o trabalho pastoral de forma organizada e planejada, a partir das demandas que surgiram da 13ª Assembleia Arquidiocesana da PJ, realizada no mês de abril.

Texto: Elenice Simões e Marcos Siqueira

Fotos: Participantes | Divulgação

Veja também:

Grupo de Trabalho Refúgio das Flores se reúne pela primeira vez após a Assembleia da PJ