quinta-feira

, 30 de maio de 2024

8º Fórum Social Pela Vida acontece entre os dias 24 e 27 de novembro 

17 de novembro de 2022 Arquidiocese

Com o tema “Lutar por Justiça e Construir Fraternidade” e o lema “A Sociedade do Bem Viver em nossas Mãos”, a Arquidiocese de Mariana promove a partir da próxima quinta-feira, 24 de novembro, o 8º Fórum Social Pela Vida, na Escola Municipal Deputado Abelard Pereira, em Carandaí (MG). 

De acordo com o Padre Geraldo Martins, Coordenador Arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica responsável pela organização do evento, o Fórum é um chamamento ao debate sobre a promoção e a defesa da vida, em todas as suas manifestações, bem como da dignidade humana e da Casa Comum. “Para tanto, oferece espaço para discutir a realidade político-social na qual estamos inseridos e nos provoca, enquanto Igreja, a olhar para nossa ação evangelizadora a fim de verificar se nosso trabalho pastoral tem respondido aos desafios impostos por essa realidade, sempre a partir dos pobres e dos que estão na invisibilidade”, aponta.

Para este ano, 40 grupos da sociedade civil, dentre eles, pastorais, associações e movimentos eclesiais já confirmaram presença. Além disso, os inscritos terão a oportunidade de participar, até o dia 27 de novembro, de cinco eixos temáticos: estado do bem viver; terra, teto e trabalho; dignidade humana e direitos sociais; ecologia integral; economia de Francisco e Clara.   

A partir desses eixos, o 8º Fórum Social Pela Vida vai dialogar com os participantes sobre a realidade social e os anseios do povo brasileiro na busca por justiça e fraternidade; os avanços e desafios presentes nas cinco regiões pastorais da Arquidiocese de Mariana; a Casa Comum e a luta pela regeneração da vida nas bacias do Rio Doce e do São Francisco/Paraopeba; o fortalecimento da dimensão social da evangelização na Arquidiocese de Mariana com vistas à inclusão social dos pobres; a articulação das lutas de combate às desigualdades econômicas, sociais, racial e de gênero; a organização popular e a garantia das conquistas coletivas de direitos, através da articulação das forças sociais em favor da vida e ainda celebrar, com a Romaria Dom Luciano pela Vida, o fortalecimento das lutas por vida, direito e justiça. 

Para quem não conseguir participar do evento de forma presencial, vale destacar que algumas atividades do 8º Fórum Social Pela Vida serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais (Facebook e YouTube) da Arquidiocese de Mariana.  

A expectativa do Fórum Pela Vida deste ano, de acordo com Padre Geraldo,  é de que o evento revigore as forças, o ânimo e a esperança das lideranças, especialmente, nesses tempos tumultuados e complexos vividos no país. Ele ainda desejou que esse evento seja inspiração para um maior engajamento dos cristãos nas pastorais sociais das paróquias e comunidades. 

A tradicional Romaria em memória de Dom Luciano Mendes de Almeida

Romaria Dom Luciano pela Vida no Fórum de 2019. Foto: Arquivo Arquidiocese de Mariana

No último dia do 8º Fórum Social Pela Vida, 27 de novembro, em Carandaí, será realizada a Romaria “Dom Luciano pela Vida”. A saída é às 9h, da Escola Municipal Deputado Abeilard Pereira, que fica na rua Coletor Clovis Teixeira de Carvalho, nª 600, Nossa Senhora do Rosário, até a Igreja Matriz Sant’Ana, localizada na rua Dr. Luís Rodrigues Pereira, nº 76 , no Centro da cidade. A trajetória tem cerca de 600 metros e a expectativa de público é de mais de 200 pessoas. 

Vale lembrar que a peregrinação é uma iniciativa da Arquidiocese de Mariana que tem como intuito preservar a memória de Dom Luciano Mendes de Almeida, Arcebispo da Igreja Primacial de Minas Gerais por 18 anos (1988 a 2006), e reconhecido pelas lutas em favor dos mais pobres, por vida, dignidade, justiça e inclusão social. 

“A história dos Fóruns Sociais de nossa Arquidiocese começou com o Servo de Deus, Dom Luciano. A Romaria realizada no último dia do Fórum, mais do que uma homenagem a ele, traduz nosso compromisso de jamais deixarmos morrer o ideal, a luta e o compromisso de Dom Luciano com a libertação dos pobres e excluídos. Ela é um eco daquela palavra que define Dom Luciano: ‘Em que posso ajudar?’”, explica o Coordenador Arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica.

Histórico do Fórum

Com o objetivo de “‘promover e defender a vida, a dignidade humana e a Casa Comum, rumo à sociedade do bem viver”’, o Fórum Social Pela Vida foi inspirado no Fórum Social Mundial e teve a sua primeira edição realizada em 2001 na cidade de Ouro Branco (MG) sob o pastoreio de Dom Luciano Mendes.

Desde então, foram realizados mais seis eventos, sendo o segundo, em Ouro Preto, no ano de 2004, também sob o pastoreio de Dom Luciano. Já o terceiro aconteceu na cidade de Barbacena (MG), em 2007, sob a condução de Dom Geraldo Lyrio Rocha, que também ficou na responsabilidade dos Fóruns de 2010, em Ponte Nova (MG), de 2013, em Piranga (MG) e de 2016, em Conselheiro Lafaiete (MG). Em 2019, o 7º Fórum Social Pela Vida aconteceu em Barão de Cocais (MG), já no pastoreio com o direcionamento de Dom Airton José dos Santos, que também é responsável pelo evento deste ano, em Carandaí. 

Programação do 8º Fórum Social Pela Vida 

24/11, quinta-feira 

17h – Acolhida e Credenciamento 

18h – Jantar 

20h – Abertura e Memória dos Fóruns 

22h – Hospedagem solidária 

 

25/11, sexta-feira

7h – Café e acolhida 

8h – Oração – Mística do Cuidado 

9h – 1º Painel: “Lutar por justiça e construir fraternidade” (Fratelli Tutti) Conferências:

1.“Lutar por Justiça”

2.“Construir Fraternidade” 

10h30 – Intervalo / Café

11h – Fila do Povo 

12h – Conclusão da Mesa 

12h30 – Almoço 

14h – 2º Painel: “A sociedade do bem viver em nossas mãos” Conferências: “Cuidado com a Casa Comum” (Laudato Si) e “Democracia, participação popular e organização social” 

15h30 – Intervalo / Café 

16h – Fila do Povo 

17h – Conclusão da Mesa

17h30 –Troca de mudas e sementes 

18h30 – Jantar 

20h – Hospedagem solidária

 

26/11, sábado

7h – Café

8h – Oração – Mística do Cuidado

8h30 – Apresentação dos Eixos

9h30 – Grupos temáticos

10h30 – Café

11h – Grupos temáticos

12h30 – Almoço

13h30 – Grupos temáticos

15h30 – Café

17h – Plenária dos Eixos

17h30 – Retorno para a Escola Municipal Dep. Abelard Pereira

18h – Plenária Geral e aprovação da Carta Compromisso

19h – Jantar

20h30 – Noite Cultural

 

27/11, domingo 

8h – Café 

9h – Romaria Dom Luciano pela Vida 

11h30 – Celebração de encerramento com a leitura da Carta Compromisso 

12h30 – Almoço 

 

Veja também:

Oração do 8º Fórum Social pela Vida

Arquidiocese de Mariana divulga o hino do 8º Fórum Social pela Vida

Atualizado em 21/11/2022 às 10h42