quinta-feira

, 28 de março de 2024

“A família deve ser uma prioridade no mundo inteiro”, disse Dom Ricardo Hoepers sobre o 10º Encontro Mundial das Famílias

29 de abril de 2022 Igreja no Brasil

Com o coração e o olhar voltados para a família, que é a base da sociedade e de todo ser humano, de 22 a 26 de junho deste ano acontecerá o 10º Encontro Mundial das Famílias, em Roma, com a presença de representantes das conferências episcopais e dos principais movimentos familiares internacionais. Do Brasil, participarão cinco bispos, um padre e 15 casais da Pastoral Familiar.

“O Papa lançou um grande desafio: o encontro que vai acontecer em Roma, será realizado, concomitantemente, em todas as dioceses do mundo, nos mesmos dias e com a mesma programação”, destacou o bispo de Rio Grande e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Ricardo Hoepers, durante a coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (28).

O encontro, que se estenderá pelas Igrejas Particulares de todo o mundo, com o objetivo de promover a participação do maior número possível de pessoas, terá como tema central O Amor na família: vocação e caminho da santidade.  “Em 2021 a Exortação Apostólica Amoris Laetitia completou cinco anos e o Papa pediu que toda a Igreja voltasse a trabalhar este documento. Então, em 19 de março do ano passado, iniciamos o Ano Amoris Laetitia e vamos encerrar com o 10º Encontro Mundial”, disse dom Ricardo.

Em Roma, o Papa fará uma grande abertura, no dia 22 de junho. Nesta mesma data, no Brasil, haverá uma Missa na Basílica Nacional de Aparecida; e, em nível arqui(diocesano), cada Igreja Particular é convidada a organizar o encontro de acordo com a  realidade local. Contudo, é importante ressaltar que a programação será a mesma em todo o mundo. “Vai ser bem interessante porquê é um encontro mundial que vai chegar a todas as Igrejas e a todas as comunidades, inclusive as mais distantes”, afirmou dom Ricardo.

Nos dias 23, 24 e 25 serão desenvolvidas temáticas nas quais serão trabalhadas as propostas, com formações e aprofundamentos. Já no dia 26 de junho, o Santo Padre encerrará o encontro, em Roma, com o Ângelus, e cada arqui(diocese) será convidada a realizar o encerramento, reunindo as pessoas para mostrar que a família vale a pena.

“É um grande desafio e uma grande riqueza. É um desafio, de fato, conseguir envolver o maior número de dioceses e de paróquias, o que não é difícil para a Pastoral Familiar, que está presente em muitas dioceses. A família deve ser uma prioridade no mundo inteiro. É um grande encontro e nós esperamos a participação de todos”, asseverou dom Ricardo.

Quem desejar saber mais informações sobre o 10º Encontro Nacional das Famílias, deve acessar o site: http://vidaefamilia.org.br/

Texto: Sara Gomes

Imagem: CNBB

Saiba mais sobre a Assembleia Geral dos Bispos em:

Conheça o perfil do episcopado brasileiro em 2022

Perguntas e respostas sobre a 59ª Assembleia Geral da CNBB

Secretário Geral da CNBB fala sobre o tema central da 59ª AG CNBB: “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão

Aberta a 59ª Assembleia Geral da CNBB: relevante experiência sinodal à luz de Aparecida

Bispos dão início à avaliação do novo estatuto da CNBB durante a manhã do segundo dia da 59ª Assembleia Geral

Tema central da 59ª Assembleia Geral da CNBB foi apresentado na manhã do terceiro dia do evento

Saiba quais são os grandes eventos da Igreja no Brasil deste ano

Agenda