terça-feira

, 09 de agosto de 2022

Após dois anos, celebrações da Semana Santa voltam a acontecer com a presença dos fiéis

09 de abril de 2022 Arquidiocese

Recordando a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, o Domingo de Ramos, neste ano celebrado no dia 10 de abril, marca a abertura da Semana Santa, momento significativo e de maior importância da fé católica. Após dois anos, devido às restrições impostas pela pandemia, as celebrações voltam a acontecer com a presença dos fiéis em todo o território da Arquidiocese de Mariana

Em orientações divulgadas neste sábado, 09 de abril, o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, destacou que as medidas preventivas devem ser mantidas. “É preciso ainda ter os mesmos cuidados, a saber: nossas igrejas devem estar bem higienizadas e arejadas; devemos ainda garantir certo distanciamento para evitar grandes aglomerações nos espaços internos e externos; utilizar o álcool 70% ou álcool gel, para higienização das mãos e utilizar máscara, ao menos nos espaços internos”, solicita.

Para Arjuna Rama Moreira, esse momento, do retorno das festividades da Semana Santa, foi muito esperado e comemorado pelos fiéis. “Além de expressão de profunda fé católica, as cerimônias transcendem a religiosidade e fazem parte da tradição cultural advinda da época da formação da sociedade marianense”, pontua o paroquiano da Paróquia São Caetano, do distrito marianense de Monsenhor Horta (MG).

“Com fé, piedade, devoção, nos preparamos para a Semana Santa, a celebração dos mistérios da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Semana Santa deve alimentar em nós o compromisso cristão, à luz da fé e do amor, de ser uma Igreja em saída, missionária, sinodal, a serviço do Reino: sal da terra e luz do mundo, testemunhando a alegria do Evangelho, a misericórdia divina, promovendo a cultura de paz para que todos tenham vida em abundância”, reflete o Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG), Padre Adilson Umbelino Couto.

De acordo com o presbítero, o propósito da celebração da Semana Santa é de comunhão, de participação e de alegria da vida nova em Cristo Ressuscitado que venceu a morte. “Ele é a luz que nos ilumina e nos faz iluminar nos ambientes em que nos encontramos”, afirma Padre Adilson destacando que, em sua paróquia, toda a programação foi preparada conforme era feito anteriormente, incluindo as procissões, Via Sacra encenada, figurado bíblico e sermões. Por fim, destaca que, seguindo os protocolos ainda necessários, a sua expectativa é de uma boa participação dos fiéis da paróquia e dos turistas que vão à cidade de Ouro Preto para vivenciar esse momento de fé, piedade e devoção. 

Por sua vez, a paroquiana da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana (MG), Carla Neubaner, descreve a ocasião como de extrema felicidade. “Porque depois de dois anos assistindo [às celebrações] por ‘telinha’ eu acho que, este ano, para mim, vai ser de grande importância retomar ao ‘novo normal’ da gente. Eu estou com uma expectativa muito grande”, relata. “A Semana Santa, para mim, desse ano, está sendo deste jeito: um calor forte de Jesus Cristo, Dele trazendo a gente volta para dentro da igreja”, finaliza. 

Fotos: Gabriela Santos/Dacom Arquidiocese de Mariana – Semana Santa em 2019

Veja também:

Dom Airton divulga orientações para as celebrações da Semana Santa

Semana Santa é celebrada em toda Arquidiocese de Mariana; confira as programações

Dom Airton preside celebrações da Semana Santa em Mariana

Agenda