sexta-feira

, 12 de julho de 2024

Arquidiocese de Mariana marca presença no Encontro da Comissão para a Juventude do Regional Leste 2 da CNBB

08 de maio de 2023 Arquidiocese

A Comissão para a Juventude do Regional Leste 2 da CNBB promoveu, entre os dias 05 e 07 de maio, seu Encontro de Formação. Realizado no Recanto São José, em Belo Horizonte (MG), o evento reuniu padres, jovens e religiosos das Igrejas Particulares de Minas Gerais. À ocasião, a Arquidiocese de Mariana foi representada pelo Secretário Arquidiocesano da Pastoral da Juventude, Marcos Siqueira, e pelo Articulador Arquidiocesano, Bruno Queiroz.

Conduzido pela Assessora Nacional da Comissão para a Juventude, Irmã Valéria Andrade Leal, a proposta do encontro foi a apresentação do documento “Ao seu lado” com objetivo de auxiliar as atividades da Pastoral Juvenil. O evento teve como iluminação bíblia Lc 24,13-35 e contou também com a presença do Bispo Diocesano de São João del-Rei e referencial para a Comissão da Juventude no Leste 2, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

Durante o encontro, foi criada também a Equipe Regional da Pastoral Juvenil. Após muitos debates e colocações foi definida a seguinte estrutura:

  • Um Bispo referencial, que será Dom José Eudes;
  • Um Padre referencial;
  • Um padre e dois jovens de cada província.

Para que haja uma melhor representação na equipe, estabeleceu-se também que, preferencialmente, o padre e os jovens de cada província sejam de movimentos/pastorais e de arq/dioceses diferentes.

Foram indicados dois nomes de padres para ser referência, sendo que um deles será escolhido por Dom José Eudes. Os dois padres indicados são:

  • Padre Wanderson Paulo Silva Pereira — Diocese de Leopoldina;
  • Padre Rogério Marques Diniz Gomes — Arquidiocese Diamantina.

A equipe tem primeira reunião marcada para o dia 26 de agosto de maneira on-line.

O encontro foi encerrado com a Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Dom José Eudes e concelebrada pelo Padre Rodrigo Souza (Secretário Executivo do Regional Leste 2) e pelo Padre Rogério Marques Diniz Gomes (Arquidiocese Diamantina).

Participantes do encontro. Foto: CNBB Leste 2

Texto: Marcos Siqueira

Fotos: Bruno Queiroz

Veja também:

Representantes da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Mariana participam do Encontro Regional do Leste 2

Pastoral da Juventude avalia sua caminhada e elege nova coordenação durante a 13ª Assembleia Arquidiocesana