terça-feira

, 16 de agosto de 2022

CEBs Arquidiocesana realiza a primeira reunião do ano

24 de março de 2022 Arquidiocese

No último sábado, 19 de março, a Equipe Arquidiocesana de Coordenação e Animação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) reuniu-se no salão paroquial da Paróquia de São Silvestre, em Viçosa (MG). À ocasião, participaram do encontro representantes das cinco regiões pastorais da Arquidiocese de Mariana.

A equipe foi acolhida pelo assessor, Padre José Afonso Lemos, que desejou boas-vindas a todos. A reunião teve início com a oração do Ofício Divino das Comunidades, seguida de um momento para avaliar os trabalhos das CEBs nas regiões durante a pandemia que, apesar de ter sido de forma remota, não ficaram paralisados.

Ainda, foi dado andamento na preparação da reunião ampliada da CEBs que acontecerá na Região Mariana Norte no dia 20 de agosto. O encontro será realizado em um único dia, com a participação de dez pessoas por região, além dos membros da equipe, e tem como objetivo reanimar as equipes e também trazer formação para as bases.

“Queremos trabalhar aquilo que a Igreja Particular de Mariana está trabalhando que é a Sinodalidade, a 6ª Semana Social Brasileira e o novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE). Percebemos o esfriamento das nossas bases durante a pandemia e não podemos deixar nossas comunidades morrerem; precisamos reanima-las a voltar a se reunir nas celebrações e nos grupos de reflexões. É preciso abraçar nossa missão de evangelizadores, caminharmos juntos com nossas paróquias, com nossa Arquidiocese e com o Vaticano. É preciso lutar por vida plena, para que todos tenham direito à terra, a teto e ao trabalho.

Não podemos desanimar diante dos desafios atuais”, disse o representante leigo arquidiocesano da CEBs, José Euzébio Oliveira.

Outros assuntos

À ocasião, José Euzébio também repassou os informes das reuniões da Equipe Estadual das CEBs, realizada nos dias 11 e 12 de março pelo Google Meet, e os informes da Equipe da Micro Centro II, ocorrida virtualmente no dia 17 de março. Ainda, trouxe informações do 15º Intereclesial que acontecerá em julho de 2023 em Rondonópolis (MT), do Encontro de Formação da Equipe Estadual de Comunicação que acontecerá no segundo semestre deste ano, com data a ser marcada, e do 9º Encontro Mineiro que acontecerá na Micro Sul em 2024, sendo a cidade de Passos (MG) o local indicado.

“A reunião foi bem proveitosa e a Equipe Arquidiocesana se reunirá novamente no dia 23 de julho, na Região Mariana Norte, com objetivo de dar os toques finais para o encontro do mês de agosto”, finalizou José Euzébio.

Texto: José Euzébio Oliveira, Representante leigo das CEBs

Foto: Equipe Arquidiocesana de Coordenação e Animação da Cebs

Veja também:

Lançamento do novo PAE marca o encerramento do 32º Encontro de Presbíteros e Diáconos

Secretaria do Sínodo e Congregação para o Clero motivam participação dos presbíteros no processo sinodal

Agenda