sábado

, 27 de abril de 2024

Centenas de fiéis participam da celebração do Domingo de Ramos, em Mariana

25 de março de 2024 Arquidiocese

Teve início neste Domingo de Ramos, 24 de março, a Semana Santa 2024. Em Mariana (MG), sede da primeira diocese de Minas Gerais, a celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, e contou com a participação de centenas de fiéis, além dos sacerdotes e diáconos que exercem os seus ministérios nas paróquias da cidade.

Abrindo os ritos litúrgicos, foi realizada na Igreja Nossa Senhora do Rosário a bênção dos ramos. Após a bênção, simbolizando a entrada de Jesus em Jerusalém, deu-se início a procissão de Ramos pelas ruas históricas de Mariana em direção à Praça da Sé.

Procissão saiu da Igreja Nossa Senhora do Rosário em direção à Praça da Sé.

À chegada da procissão, com cânticos, orações e um clima notável de fé, procedeu-se à celebração eucarística do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor. Em sua homilia, Dom Airton reforçou o significado da Semana Santa. “Iniciamos nesta noite nossa Semana Santa, chamada assim pela nossa piedade. Nós devemos vivê-la como uma semana grande, maior. Uma semana em que nós somos convidados a meditar um pouco mais, profundamente, a Paixão e Morte de Nosso Senhor”, pontuou.

“Isso aqui não é parte da cultura. Não participamos da Semana Santa para ver ‘coisas estranhas’ nem para ver coisas uma vez por ano apenas. Mas para vivê-la como quem tem fé. Muitos, não aqui entre nós talvez, olham para Semana Santa como um fato cultural. Jesus Cristo não faz parte da cultura, faz parte da história. E a história é criada por Deus desde o princípio. O momento que Ele veio até nós, veio a esta terra, foi o momento adequado, oportuno que Deus escolheu. Jesus veio à terra não porque somos melhores, mas porque não tinha mais como. Tudo que Ele pôde, Ele fez por nós até em seu último ato na Cruz, mesmo cuspido, esbofeteado e maltratado”, sublinhou o Arcebispo Metropolitano.

Na oportunidade, Dom Airton ainda exortou aos fiéis a viverem bem esses dias centrais da fé católica: “Que essa Santa Missa fortaleça nossa fé, anime nossa esperança e nos dê coragem para continuar vivendo como fieis discípulos de Cristo Nosso Senhor”.

Centenas de fiéis participaram da principal celebração em Mariana.

A estudante Amanda Maia, que acompanhou o primeiro dia da Semana Santa, conta suas expectativas em celebrar, mais uma vez, esse momento de fé e oração. “A Semana Santa, aqui em Mariana, tem tudo para ser muito bonita, como todos os anos. Eu creio que as pessoas aqui são muito participativas, então, vai ser algo muito bonito e significativo, algo que toca a gente espiritualmente falando”, observou.

Para o fiel Pedro Augusto Ribeiro, que acompanha pela primeira vez a solenidade em Mariana, a Semana Santa proporciona momentos de reflexão, renovação e de fé, que devem ser levados para os lugares onde se trabalha e estuda, por exemplo.

As celebrações litúrgicas e paralitúrgicas da Semana Santa seguem até o próximo domingo, Páscoa do Senhor, com programações em todas as cidades da Arquidiocese. Confira as programações das paróquias

Em Mariana, nesta segunda-feira, dia 25, acontece a liturgia da Segunda-Feira Santa, às 19h, com a Santa Missa na Catedral Basílica. Em seguida, piedosa procissão do depósito da imagem de Nosso Senhor dos Passos em direção à Igreja Nossa Senhora do Rosário com o sermão do pretório. Confira aqui a programação completa

A missa foi presidida por Dom Airton e concelebrada pelos padres que são párocos das paróquias na sede de Mariana.

Outras fotos estão disponíveis em nossa página no Facebook: Acesse aqui

Texto e fotos: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana

Veja também:

Processo de restauração da imagem do Senhor dos Passos da Catedral será revelado aos fiéis nesta Semana Santa

Agenda