quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Coordenação do CAP planeja a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral

29 de março de 2023 Arquidiocese

Integrantes da Coordenação do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, 28 de março, em Mariana (MG), para planejarem a 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, a ser realizada em setembro de 2023. O encontro teve como objetivo pensar o subsídio preparatório à Assembleia que será enviado às comunidades e paróquias. 

Em um primeiro momento, os participantes refletiram sobre o que busca a Assembleia deste ano. Partindo das discussões realizadas na última reunião do CAP, em 24 de fevereiro, definiu-se que o tema será “Reavivar as comunidades na comunhão e participação” e o lema “Escuta o que o Espírito diz às Igrejas” (Ap 2,7). 

Representando a Coordenação da Dimensão Sociopolítica, que não pôde estar presente, Padre Marcelo Santiago descreveu a reunião como um momento importante, quando foi possível fazer um levantamento daquilo que se deseja para essa Assembleia. 

“Foi decidido que houvesse uma participação mais ampliada, inclusive, das comunidades, das paróquias, das outras instâncias de participação diocesana, como também das regiões, para que houvesse um material prévio, que houvesse uma grande escuta do nosso povo, uma característica da Arquidiocese que a Igreja vem insistindo nos nossos dias”, explicou Padre Marcelo. 

Para isso, os presentes pensaram na construção de um subsídio, que será enviado às paróquias e comunidades, de modo que as pessoas possam se reunir, rezar e refletirem juntas em preparação à 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, inspirados pelo Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) e o Sínodo 2021-2024

Segundo Padre Marcelo, essa escuta será o “Ver” da Assembleia. “As comunidades receberão esse material para ser trabalhado no mês de maio, a paróquia, em junho, deverá fazer uma síntese desse material e a região em julho. Teremos agosto para retomar todo esse material e colocá-lo, realmente, em preparação para a próxima Assembleia”, detalhou.

 A 30ª Assembleia Arquidiocesana de Pastoral está agendada para os dias 22 e 23 de setembro.

Pauta para o próximo CAP

Outro tema presente foi a elaboração da pauta para a próxima reunião do CAP, que será realizada em 26 de maio. Para esse encontro, dois assuntos centrais deverão ser debatidos: os grupos de reflexão e as pastorais sociais na Arquidiocese de Mariana. Ainda, o projeto dos Ministérios da Arquidiocese também será apresentado. 

A reunião também marcou a acolhida dos Padres Bruno Gomes Silva e Leonardo Sérgio Rosa Carvalho à equipe de Coordenação do Conselho Arquidiocesano de Pastoral. Participando pela primeira vez, eles são, respectivamente, os Assessores Arquidiocesanos da Dimensão Bíblica-Catequética e da Dimensão Litúrgica.

Foto: Thalia Gonçalves

Veja também:

Comissão de Trabalho para rever as Orientações e Normas para os Sacramentos realiza primeira reunião de 2023

Agenda