O Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, publicou nesta terça-feira, 09 de novembro, o decreto em que constitui a Equipe Arquidiocesana de Animação para a 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada em 2023. Com o tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”, o Sínodo foi convocado pelo Papa Francisco e teve o seu processo sinodal iniciado em outubro deste ano.
Segundo o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, padre Edmar José da Silva, o objetivo da Equipe Arquidiocesana de Animação é dinamizar o processo de escuta nas paróquias e instituições presentes no território da Arquidiocese de Mariana. O sacerdote e a leiga Leci Nascimento foram anunciados na última reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), realizada em setembro, como os contatos arquidiocesanos para o Sínodo, atuando como ponte entre as comunidades paroquiais e a conferência episcopal.
Por sua vez, Leci destaca que as atribuições da Equipe são:
Ao todo, 20 pessoas integram a Equipe Arquidiocesana de Animação que foi constituída seguindo os seguintes critérios: os vigários episcopais, um leigo de cada região pastoral escolhido por eles, um representante das religiosas e dos religiosos presentes no território da Arquidiocese, um jovem da Equipe de Animação Juvenil da Arquidiocese, um representante dos diáconos permanentes, um representante dos seminaristas, uma representante do Conselho do Laicato da Arquidiocese de Mariana (CLAM), um representante dos colégios católicos, a secretária arquidiocesana de pastoral e os dois contatos diocesanos. BAIXE AQUI O PDF DO DECRETO DE NOMEAÇÃO
Confira os nomes dos integrantes:
Aberto pelo Papa Francisco em Solene Celebração Eucarística realizada no dia 09 de outubro, em Roma, a 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos tratará sobre a Sinodalidade. Além disso, traz como novidade uma nova metodologia de consulta que contará com três diferentes etapas até 2023.
A primeira delas é a escuta nas Igrejas Particulares que teve início no último dia 17 de outubro e seguirá até 15 de agosto de 2022. “Diferente das outras assembleias, o Papa deseja que o Sínodo comece com um processo mais eficaz de escuta das Igrejas locais”, explica Leci. Em seguida, acontecerá a fase continental, as quais gerarão dois Instrumentum Laboris (instrumentos de trabalho) distintos, e, por último, a fase em nível eclesial, a fase Universal.
Para auxiliar no processo de consulta, a Secretaria Geral do Sínodo divulgou, em setembro, o Documento Preparatório e o Vademecum da Assembleia Sinodal de 2023. Esses dois documentos foram concebidos para serem utilizados de forma complementar e conjunta.
Baixe aqui o Documento Preparatório para o Sínodo 2023
Veja também:
CNBB lança hotsite do sínodo 2023 com informações e recursos
Arquidiocese de Mariana celebra a abertura da fase diocesana do Sínodo dos Bispos
Sínodo dos Bispos 2023: prorrogada a primeira fase do processo sinodal
Papa abre os trabalhos do Sínodo 2023 e pede Igreja aberta a todos