segunda-feira

, 04 de março de 2024

Dom Airton preside Missa em sufrágio do Papa Emérito Bento XVI nesta quarta-feira, 04 de janeiro

03 de janeiro de 2023 Arquidiocese

O Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, preside nesta quarta-feira, 04 de janeiro, a Santa Missa em sufrágio do Papa Emérito Bento XVI. A celebração será às 18h30, na Catedral Basílica de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana (MG).

O Papa Emérito Bento XVI faleceu no último dia 31 de dezembro, aos 95 anos. À ocasião, em nota divulgada pelos meios de comunicação da Arquidiocese de Mariana, Dom Airton manifestou o seu pesar pelo falecimento do pontífice.

“Nesta manhã de sábado, último dia do ano de 2022, a Igreja viu partir o seu maior teólogo. O mundo recebeu a notícia do falecimento de um dos maiores pensadores da atualidade. Homem que, em sua vida terrena, procurou e propôs os elementos fundamentais para aproximar fé e razão, justiça e caridade, encontro com a Pessoa de Jesus Cristo e presença solidaria junto aos seres humanos, mais necessitados. Seu ensinamento buscou a fidelidade incondicional ao Evangelho de Nosso Senhor e o amor operativo à Igreja, esposa de Cristo”, disse em trecho do documento.

Na nota, o Arcebispo ainda exortou aos fiéis desta Igreja Particular a se unirem em oração para que “Jesus Cristo, Senhor nosso, receba nosso querido Papa Emérito Bento XVI e o leve, em seus ombros, para a eternidade feliz”. Em comunhão com toda Igreja, desde o sábado, as paróquias e comunidades da Arquidiocese de Mariana têm realizado o toque fúnebre dos sinos, além de rezarem missas em sufrágio da alma dele.

O velório de Bento XVI está acontecendo desde segunda-feira, dia 02. Já o funeral será na quinta-feira, 05 de janeiro, às 9h30 de Roma, na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Francisco.

Imagem: Catedral de Mariana/Divulgação

Veja também:

Dom Airton José dos Santos divulga nota de pesar pelo falecimento do Papa Emérito Bento XVI

Autoridades da Igreja lamentam morte de Papa Emérito Bento XVI 

CNBB publica nota e destaca Bento XVI como um pastor e teólogo que buscou conciliar fé e razão, a justiça e a caridade

Fiéis prestam homenagem ao Papa emérito na Basílica de São Pedro

Agenda