quinta-feira

, 18 de agosto de 2022

Dom Lauro celebra sua primeira missa na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, após ordenado

28 de janeiro de 2022 Arquidiocese

A Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, em Ouro Preto (MG), teve a alegria de receber nesta quarta-feira, 26 de janeiro, o querido e estimável Dom Lauro Sergio Versiani Barbosa para a celebração de sua primeira missa após sua ordenação episcopal realizada no último dia 25, em Viçosa (MG).

Filho dessa paróquia e da Arquidiocese de Mariana, a celebração eucarística aconteceu na Igreja de São Francisco de Assis, local onde também ocorreram sua ordenação sacerdotal e a celebração de sua primeira missa como sacerdote em setembro de 1995.

Antes da celebração, um lindo cortejo partiu da residência do Bispo de Colatina (ES) em direção à Igreja de São Francisco de Assis. O cortejo, teve seu caminho enfeitado pelos tradicionais tapetes de serragem, contou com a presença dos fiéis e a participação da Sociedade Musical Bom Jesus das Flores, que o saudou com uma pequena retreta.

A primeira missa de Dom Lauro contou com a participação dos Movimentos, Pastorais, Irmandades e Ordens Terceiras da Paróquia, além de autoridades civis da cidade de Ouro Preto. Estiveram presentes na cerimônia diversos sacerdotes da Arquidiocese de Mariana e alguns seminaristas e vocacionados. O Coral e Orquestra São Pio X abrilhantou ainda mais celebração com cânticos tradicionais e solenes, que são apresentados desde a fundação do coral.

No final da celebração, foram realizadas homenagens ao novo Bispo, onde foram recordados alguns momentos importantes de sua trajetória na comunidade, antes mesmo de ingressar no Seminário de São José. Durante as homenagens, evidenciou-se a participação fundamental de seus familiares em sua formação vocacional. Após a bênção final, em mensagem dirigida aos fiéis da Paroquia de Nossa Senhora da Conceição, Dom Lauro destacou sua confiança em Deus para o serviço que lhe foi atribuído:

“Vou com o coração cheio de esperança, confiando unicamente na graça de Deus, não em minha capacidade ou em minhas forças, mas Naquele que é fiel e em quem nós tudo podemos. ‘Tudo posso Naquele que me fortalece’, como diz São Paulo, e essa Caridade de Cristo que nos impele, nos impele porque ela foi derramada em nossos corações pelo espírito que nos foi dado. Deus é amor; e quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele. É na força dessa caridade que nós partimos para a missão e para o serviço. Deus nunca se deixa vencer em generosidade. Quando Ele nos chama, Ele também nos dá a graça para que nós possamos desempenhar a missão que Ele nos confia. Peço que rezem por mim e eu estarei, também, rezando por essa comunidade tão querida da qual eu saí, na qual me formei e da que sou enviado”.

A posse de Dom Lauro na Diocese de Colatina (ES) será na próxima quarta-feira, 02 de fevereiro, às 10h, na Catedral do Sagrado Coração de Jesus. A celebração será transmitida pela página no Facebook da Arquidiocese de Mariana.

Texto: Pascom Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto

Fotos: Vitória Fotos Ouro Preto

Veja também:

Em clima de alegria, padre Apolo Guerra toma posse na Paróquia São Pedro e São Paulo

Já está disponível a agenda com as primeiras celebrações do Monsenhor Lauro após ordenação episcopal

Após ordenação episcopal, Dom Lauro se prepara para posse canônica em Colatina

Agenda