sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Em 2021, Igreja no Brasil celebra 50 anos do Mês da Bíblia

10 de setembro de 2021 Arquidiocese

A Igreja no Brasil instituiu o Mês da Bíblia a partir da urgência de anunciar a Palavra de Deus e a beleza de fazer ecoar no coração dos ouvintes a Palavra que renova e impulsiona à missão. À luz do Concílio Vaticano II, o Mês da Bíblia foi criado para mobilizar o aprofundamento e a vivência da palavra, através de um itinerário com a Palavra com um tema específico para cada ano.

Para esse jubileu do “Mês da Bíblia”, em 2021, o tema escolhido é a Carta de São Paulo aos Gálatas e o lema é “todos vós sois um só em Cristo Jesus” (Gl 3,28d), extraído do “hino batismal”, descrito em Gl 3,26-28, quando Paulo afirma que todos são filhos e filhas de Deus.  Esse tema e o lema do “Mês da Bíblia 2021” estão em sintonia com o evangelho do Domingo da Palavra de Deus, que é extraído de Mc 1,14-20, quando Jesus inicia a sua missão, após a prisão de João Batista.

“É importante salientar a centralidade da Palavra de Deus na vida e missão da Igreja como nos pede a Igreja nos diversos documentos eclesiais. Os bispos do Brasil se debruçaram este ano sobre o tema da animação bíblica de toda a pastoral e essa animação ela é muito importante que todas as pastorais, movimentos eclesiais priorizem de fato a centralidade da Palavra de Deus e da Bíblia. Que a Palavra de Deus seja de fato a alma, ou melhor, que possa animar toda a nossa ação evangelizadora e catequética”, afirma o padre Jânison de Sá.

Como surgiu o Mês da Bíblia?

O Mês da Bíblia surgiu em 1971, na Arquidiocese de Belo Horizonte, por ocasião da celebração do seu cinquentenário. As Irmãs Paulinas, através do Serviço de Animação Bíblica (SAB) deram o primeiro impulso, e posteriormente a CNBB assumiu-o como uma proposta nacional.

Entre seus objetivos estão o de contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia, na ação evangelizadora da Igreja, no Brasil; criar subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação e facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades.

Iniciativas da Arquidiocese de Mariana

Vídeos

Em sintonia com o mês da Bíblia, celebrado pela Igreja no Brasil ao longo de setembro, o Seminário São José da Arquidiocese de Mariana disponibilizará uma série de vídeos que abordarão temas da Carta de São Paulo aos Gálatas. A iniciativa tem como objetivo motivar as pessoas a viverem bem o mês da Bíblia e se aprofundarem na Catequese do Papa Francisco.

Roteiro de reflexão

Além disso, o roteiro dos grupos de reflexão deste mês também aborda sobre essa temática. “O objetivo do roteiro deste mês é oferecer uma visão geral a respeito da Carta aos Gálatas, ressaltando os temas mais importantes que a constituem e aplicando-os à realidade atual. O ideal é que todos entrem em contato com o texto e façam uma leitura orante do mesmo”, diz o texto de apresentação do subsídio.  Baixe aqui o roteiro de reflexão de setembro

Roteiro de leitura orante

Como parte das atividades desenvolvidas pelo Seminário São José durante o Mês da Bíblia, os seminaristas do 4º ano de Teologia prepararam um roteiro para a Leitura Orante (Lectio Divina) para ser rezado em família. Faça aqui o download do material

Hora Santa

Como parte das atividades desenvolvidas pelo Seminário São José durante o Mês da Bíblia, os seminaristas prepararam um roteiro para rezar a Hora Santa. Faça o download do arquivo aqui

Assista ao primeiro vídeo:

Assista ao segundo vídeo:

Terceiro vídeo:

Quarto vídeo:

Último vídeo:

 

Com informações da CNBB

Veja também:

Paróquias promovem ações durante o Mês da Bíblia

Agenda