terça-feira

, 23 de abril de 2024

Equipe Arquidiocesana de Animação para o Sínodo se reúne para avaliar a fase de escuta

23 de junho de 2022

Aconteceu na noite desta quarta-feira, 22 de junho, uma reunião virtual da Equipe Arquidiocesana de Animação para o Sínodo dos Bispos 2021-2023. Na pauta estiveram a avaliação do processo sinodal de escuta nas regiões e nos grupos eclesiais, bem como o andamento da síntese desse material.

Durante o encontro, a Equipe deliberou por estender até o dia 27 de junho o prazo final para envio da síntese por aquelas paróquias que ainda não o fizeram. Foram também dados os primeiros passos na organização da Reunião Pré-Sinodal que será realizada no dia 23 de julho, a partir das 9h, no Colégio Arquidiocesano, em Ouro Preto (MG).

Esse evento é uma oportunidade de apresentar a todas as pessoas o resultado da fase arquidiocesana de escuta. Para isso, serão convidadas diversas representações da Igreja Particular de Mariana como os integrantes da Equipe Arquidiocesana de Animação para o Sínodo, os membros do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) e uma pessoa de cada paróquia, de preferência, alguém que tenha feito parte da equipe de escuta paroquial.

O objetivo é que juntos, todas as pessoas possam celebrar, rezar, refletir sobre a experiência no processo arquidiocesano sinodal, dialogar sobre a realidade atual da Igreja local e os sinais dos tempos e discernir sobre o chamamento que o Espírito Santo está a fazer à Arquidiocese de Mariana no caminho da Sinodalidade.

No dia próximo dia 1º de julho, a Equipe voltará a se reunir para a elaboração da pré-sintese arquidiocesana.

Texto e imagem: Flávia Aparecida Ribeiro Soares

Veja também:

Encerrada a fase arquidiocesana de escuta do Sínodo, veja quais são os próximos passos que serão dados

Vaticano oferece curso on-line e gratuito sobre Teologia e prática da Sinodalidade

Agenda

VEJA TAMBÉM