sexta-feira

, 29 de março de 2024

Equipe Arquidiocesana de Catequese se reúne presencialmente em Mariana

02 de maio de 2022 Arquidiocese

Com alegria, depois de quase dois anos, a Equipe Arquidiocesana de Catequese voltou a se reunir presencialmente. O encontro aconteceu no último sábado, 30 de abril, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana (MG).

Inicialmente foram apresentados os relatórios das Assembleias Regionais de Catequese realizadas no dia 05 de março. A Região Centro, que foi a única que não promoveu sua assembleia, não teve representação na reunião e, em outro momento, deverá enviar o relatório para preparar o “Ver” da Assembleia Arquidiocesana da Catequese que será realizada em julho.

Assembleia Arquidiocesana de Catequese

Um dos assuntos tratados no encontro do último sábado foi a Assembleia Arquidiocesana de Catequese que acontecerá de 22 a 24 de julho, no Instituto de Filosofia do Seminário São José, em Mariana. A previsão é que o encontro se inicie na sexta-feira (22) às 18h e encerre às 12h do domingo com o almoço.

À ocasião, participarão da Assembleia 100 catequistas, sendo as vagas distribuídas da seguinte forma: 25 para as Regiões Sul e Leste; 20 para as Regiões Norte e Oeste; e 10 para a Região Centro. Além disso, será cobrada uma taxa de R$ 200,00 para arcar com os custos de hospedagem e alimentação, que será assumida pela paróquia. Já a região organizará o transporte. Ainda, cada participante deverá levar a sua própria roupa de cama e de banho.

A organização da Assembleia seguirá o tradicional método ver – julgar – agir – celebrar – enviar, já tendo sido divididas as atividades entre a equipe. Ao final da Assembleia será feito um resumo com o termo de compromisso dos delegados.

Dia do Catequista

Outro tema do encontro foi o Dia Nacional do Catequista, celebrado no último domingo de agosto. A data neste ano, que ocorrerá no dia 28, será celebrada nas paróquias. Por esse motivo, a Equipe Arquidiocesana de Catequese produzirá um material, uma chave de leitura do Diretório para a Catequese (2020), e enviará às paróquias até final de junho para ser utilizado.

Além desse subsídio, o Padre Paulo Nobre produzirá um vídeo de dez minutos sobre o capítulo X do Diretório: “A Catequese diante dos cenários culturais contemporâneos”. Ainda, o Coordenador Arquidiocesano de Catequese enviará na véspera do Dia do Catequista a mensagem oficial da Arquidiocese de Mariana a todos os catequistas.

Instituto Regional para Ação Catequética (IRPAC)

Ainda, foi informado que o Pároco da Paróquia de Santo Antônio, em Ibertioga (MG), Padre Márcio Henrique, além das leigas Cláudia, de Ouro Preto (MG), e Sueli, de Conselheiro Lafaiete (MG), estão participando da Pós-Graduação em Catequese do Regional Leste 2 pelo Instituto Regional para Ação Catequética (IRPAC), sendo os representantes desta Igreja Particular.

A primeira parte do curso ocorreu entre os dias 04 e 15 de janeiro de modo on-line. Já entre os dias 25 e 21 de julho acontecerá a segunda parte, de modo presencial, me Belo Horizonte (MG).

Próximos passos

Visando dar os últimos encaminhamentos para a Assembleia Arquidiocesana de Catequese e a celebração do Dia do Catequista, a Equipe se reunirá de forma virtual no dia 11 de junho (sábado) das 9h às 12h.

Texto: Padre Jorge Nato da Mata – Coordenador da Dimensão Bíblico-Catequética

Foto: Arquivo do Padre Jorge Nato da Mata/Divulgação

Veja como foram as Assembleias Regionais:

Regiões Mariana Norte e Oeste realizam Assembleia Regional da Catequese

Região Mariana Sul se reúne em Barbacena para realização da Assembleia Regional da Catequese

Região Mariana Leste se reúne em Ponte Nova para realização da Assembleia Regional da Catequese

Agenda