sábado

, 20 de abril de 2024

Fiéis lotam Santuário, em Barbacena, para a estreia do documentário da Beata Isabel Cristina

24 de outubro de 2023

Fiéis da cidade de Barbacena (MG) lotaram o Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Piedade neste domingo, 22 de outubro, para assistirem ao documentário “Isabel Cristina: uma história de martírio”. A exibição da obra aconteceu após a celebração da Santa Missa, às 20h, no mesmo instante que a obra estreava no canal do YouTube da Lumine, plataforma de vídeo sob demanda destinada ao público católico.

Reunindo cerca de 500 pessoas, os presentes assistiram atentos ao filme que retrata a história da jovem mártir barbacenense. Além disso, 2.410 telespectadores acompanharam simultaneamente a estreia do documentário que, até esta terça-feira, dia 24, já acumula mais de 29 mil visualizações.

Para o Pároco e Reitor local, Monsenhor Danival Milagres, o momento foi de alegria e expectativa para conhecer o resultado do trabalho realizado. “Foi o momento marcante, emocionante. O Santuário estava repleto de fiéis. Fizemos a apresentação dele para todo mundo que estava ali e contamos um pouco de como foi a iniciativa e o processo para elaboração e produção desse filme”, disse.

“Foi um dia marcante porque é a conclusão de todo um trabalho feito no ano passado, dentre tantas atividades realizadas, programadas para beatificação. […] A gente torce para que esse filme, de fato, alcance o seu objetivo que é tornar conhecida ainda mais a história e a vida dessa jovem Beata, Virgem e Mártir da nossa Igreja no Brasil e a primeira da nossa Arquidiocese de Mariana”, destacou Monsenhor Danival.

Trazendo cenas de documentário e ficção, a obra retrata a vida de Isabel Cristina Mrad Campos, que, aos 20 anos, foi vítima de um brutal assassinato. Na obra, relatos de familiares, amigos e autoridades religiosas foram ouvidos. Dentre as pessoas que concederam depoimentos estão o Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, o Arcebispo Emérito, Dom Geraldo Lyrio Rocha (falecido em julho deste ano), e o postulador da causa Paolo Vilotta.

A iniciativa de fazer um filme que retratasse a vida da Beata foi própria da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, poucos meses da beatificação, realizada em 10 de dezembro de 2022. À época, tocado pela vida e testemunho da jovem Isabel Cristina e impressionado com o envolvimento da comunidade na cerimônia, o agente da Pastoral da Comunicação (Pascom), Gustavo Grossi, apresentou a Monsenhor Danival a proposta de fazer um documentário sobre a Beata.

“Quando o grande evento da beatificação era eminente, eu vi toda a movimentação da paróquia para fazer algo memorável — e observei que esses esforços estavam causando um grande impacto entre os fiéis locais. Sabíamos que a população da nossa região estava engajada, mas faltava algo que pudesse contar essa história para todo o Brasil e, porque não, para o mundo; explorar os canais audiovisuais — sobretudo os digitais —, que tem um potencial infinito de impactar e converter as pessoas; fortalecer e dar um próximo passo no processo de canonização”, explicou Gustavo.

Após quase um ano de trabalho, o documentário estreou no último domingo, dia 22, no canal do YouTube da Lumine, onde permanece disponível gratuitamente para o público até o dia 29 de outubro. Após essa data, o filme poderá ser assistido na plataforma da Lumine. Ainda, o Memorial Isabel Cristina, dedicado à Beata, também realizará a exibição da produção em seu espaço.

Assista em:

Fotos: Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora da Piedade

Outras notícias sobre a Beata Isabel Cristina estão disponíveis em: www.arqmariana.com.br/isabel-cristina

Agenda

VEJA TAMBÉM