domingo

, 07 de agosto de 2022

Lideranças juvenis da Região Mariana Leste se reúnem em Ponte Nova

19 de julho de 2022 Arquidiocese

Em atenção à proposta da última reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP), ocorreu no último sábado, 17 de julho, no Centro Regional de Pastoral, em Ponte Nova (MG), um encontro de lideranças juvenis da Região Mariana Leste.

A finalidade da reunião foi reorganizar a Equipe Arquidiocesana de Animação Juvenil, a fim de retomar sistematicamente os trabalhos de evangelização da juventude que nos últimos anos, por conta da pandemia, passou por dificuldades. Para isso, foram sugeridas algumas iniciativas como a promoção de um encontro, como tem acontecido nas regiões, nas foranias, visando favorecer a participação de mais jovens.

Na avaliação do Assessor Arquidiocesano da Equipe de Animação Juvenil, Padre Rodrigo Artur Medeiros da Silva, assim como nas regiões com as quais ele já se reuniu, o encontro com a Região Mariana Leste foi muito positivo. “Muitas expressões juvenis [estiveram presentes], um anseio deles em retomar a caminhada e uma a angústia, que vem em tom de pergunta: ‘o que fazer para a gente atrair os jovens, sobretudo, a partir da realidade da pandemia que abriu um hiato no trabalho juvenil?’”, pontua.

Além disso, para Padre Rodrigo, outra característica positiva do encontro da Região Mariana Leste foi a participação de outros integrantes do Clero Marianense. À ocasião, também estiveram presentes: o Vigário Episcopal da Região Mariana Leste e Assessor Regional das Juventudes, Padre Luiz da Paixão Rodrigues, Padre André de Oliveira Quintão, Padre Hélio Augusto Rodrigues, Padre Joel Santos de Marselha, Padre Luiz Carlos dos Santos (Pe. Luizinho) e o Diácono Emanuel Tadeu Dias Teixeira.

“[A presença deles] é sinal de que acreditam no trabalho da Igreja em favor dos jovens, apoiam e se comprometem a caminhar juntos, à luz do que o Sínodo 2021-2023 fala”, sublinha Padre Rodrigo. Por fim, o Assessor Arquidiocesano da Equipe de Animação Juvenil espera que, após a reunião com a Região Mariana Centro, a ser realizada em 30 de julho, a Equipe possa rearticular os seus trabalhos.

“Nossa esperança é a mais bela juventude deste mundo!”. (Papa Francisco, CV 1)

Texto: Com a colaboração de Bruna Lucas

Foto: Paróquia de São Pedro, em Ponte Nova (MG)

Veja como foi o encontro nas demais regiões:

Expressões Juvenis da Região Mariana Sul se reúnem em Barbacena

Expressões juvenis da Região Mariana Oeste participam de reunião

Agenda