sexta-feira

, 12 de julho de 2024

Memórias de Dom Luciano e Dom Silvério foram recordadas em celebração

12 de setembro de 2022 Arquidiocese

As memórias de dois grandes pastores desta Igreja Particular foram recordadas no último dia 27 de agosto: Dom Luciano Mendes de Almeida e Dom Silvério Gomes Pimenta. À ocasião, o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, presidiu a Santa Missa pelo 16º ano da morte de Dom Luciano, completados naquela data, e a abertura das celebrações do centenário de falecimento de Dom Silvério.

Ângela é sobrinha-neta de Dom Silvério. Foto: Caio Amora

A Santa Missa, que também marcou a abertura da V Semana Acadêmica Dom Luciano, foi realizada na Igreja Nossa Senhora Aparecida, em Mariana (MG), e contou com a presença da comunidade local, seminaristas, padres e também de familiares de Dom Silvério. Para a sobrinha-neta do prelado, Ângela Souza de Oliveira Monteiro, celebrar o centenário de falecimento do primeiro Arcebispo de Mariana é uma forma de reconhecer o legado deixado por ele, bem como suas virtudes, humildade e sabedoria.

“Eu penso que Dom Silvério foi uma pessoa virtuosa; sobressaiu, sobretudo, pela humildade, pela perseverança e pela persistência. Ele é um exemplo para as pessoas em situação de vulnerabilidade, para as pessoas verem que quando a pessoa quer, é possível acontecer: ele estudou com dificuldade, cresceu e se tornou o primeiro Arcebispo de Mariana, viajou pelo mundo e serviu de exemplo para muitos porque ele trabalhava em função dos mais oprimidos, das pessoas mais vulneráveis. Acho que isso é um exemplo para todos nós na sociedade em que vivemos hoje, onde as pessoas têm os valores deturpados. Então, acho que a gente precisa ter esse resgate e para a nossa família é um orgulho imenso tê-lo como nosso antecessor”, comentou Ângela.

Posse da FDLM

Durante a celebração, ocorreu também o rito de posse do novo Diretor Geral da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), Padre Edmar José da Silva, do novo Diretor Administrativo, Padre José Geraldo Coura, e a recondução  do Padre Edvaldo Antônio de Melo ao cargo de Diretor Acadêmico.

Finalizando a Solene Eucaristia, o Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, Padre José Geraldo de Oliveira, dirigiu um colóquio acerca da vida de Dom Luciano Mendes, destacando aspectos inerentes de seu episcopado e o seu trato com as pessoas, seus trabalhos apostólicos na Arquidiocese, no Brasil e no mundo, sendo um prelado preocupado com as questões sociais e de uma vida cristã encarnada.

* Com informações e fotos da Equipe de Comunicação da V Semana Acadêmica Dom Luciano/FDLM

Veja também:

Escola Estadual Dom Silvério, em Mariana, acolheu programação da V Semana Acadêmica Dom Luciano

Nova direção da Faculdade Dom Luciano Mendes é empossada

Um bispo além do seu tempo: Arquidiocese de Mariana celebra o centenário de falecimento de Dom Silvério