quinta-feira

, 28 de março de 2024

Monsenhor Lauro envia mensagem às Igrejas Particulares de Mariana e Colatina

27 de outubro de 2021 Arquidiocese

Nomeado Bispo Eleito para a Diocese de Colatina nesta quarta-feira, 27 de outubro, o Monsenhor Lauro Sérgio Versiani Barbosa enviou mensagens às Igrejas Particulares de Mariana e Colatina. 

Confira abaixo a carta na íntegra da mensagem à Diocese de Colatina:

 

Mensagem à Igreja de Colatina

Neste dia 27 de outubro de 2021, data da publicação de minha nomeação como  Bispo da Diocese de Colatina pelo  Papa Francisco, dirijo-me a toda a Igreja de Colatina com afeto missionário e desejo de servir com humildade  em nome Senhor! Quero saudar a todo o povo de  Deus que está em Colatina, expressando a minha disposição para caminharmos juntos: leigos e leigas, religiosos e religiosas, diáconos, presbíteros, seminaristas, os bispos da Província Eclesiástica de Vitória e do Regional Leste 3 da CNBB e todas as pessoas de boa vontade. O Papa Francisco tem nos exortado a ser uma Igreja pobre para os pobres, em saída missionária (Evangelii Gaudium), dirigindo-nos a todos na promoção da fraternidade universal (Fratelli Tutti), dentro de uma visão sistêmica em que tudo está interligado e pede uma ecologia integral (Laudato Si’). Como Sua Santidade nos  apontou, tudo isso reclama o estilo eclesial sinodal. É justamente no contexto do caminho sinodal recentemente aberto que se dá a minha nomeação  episcopal. 

Confiando unicamente  na  graça de Deus, coloco-me com entusiasmo nessa estrada em direção a uma  Igreja Sinodal, na dinâmica do Reino do Pai, desejando servir com generosidade e alegria à Igreja de Colatina como membro do Colégio Episcopal presidido pelo Sucessor de Pedro. Além da admiração pessoal que cultivo pelo testemunho do Papa Francisco de discipulado missionário de Jesus Cristo à frente da Igreja Católica, ilumina a minha caminhada ministerial o exemplo do Servo de Deus Dom Luciano Pedro  Mendes de Almeida, que me ordenou  diácono e presbítero na Arquidiocese de Mariana. Parto para a nova missão numa  atitude de escuta do Espírito Santo, de escuta da Palavra de Deus expressa nas Sagradas Escrituras, de escuta das pessoas e  comunidades na Igreja e na sociedade, de atenção aos sinais dos tempos, para o discernimento da Igreja sinodal. 

Confortam-me  as notícias que tenho da bela caminhada evangelizadora da Igreja de Colatina! Anima-me a possibilidade de contar com a experiência, apoio e orações dos meus antecessores. Como primeiro Bispo de Colatina, Dom Geraldo Lyrio Rocha, tive o privilégio de conviver de perto em seu fecundo pastoreio à frente da Arquidiocese de Mariana. Dom Décio Sossai Zandonade será o mais próximo, residindo em Ibiraçu e sendo o  Reitor do Santuário Diocesano de Nossa  Senhora da  Saúde.  Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias,  mesmo distante fisicamente, continuará  próximo da Diocese de Colatina que carrega a boa herança de seu pastoreio. Tenho muito o que aprender com todos: bispos, presbíteros, diáconos, consagrados e consagradas, leigos  e leigas. Saudação especial ao Administrador Diocesano Pe. Antônio Wilson  Almanga, em  quem  abraço a todos os padres, colaboradores  indispensáveis do ministério episcopal! 

Conto com as orações de todos! Recomendo-me  especialmente às Irmãs Clarissas do Mosteiro da Santíssima Trindade. Vamos caminhar juntos! Caritas Christi urget nos (2 Cor 5,14)! Que  a Mãe de Deus e da Igreja, Nossa Senhora da Saúde, interceda por todos nós! 

 Mons.  Lauro Sérgio Versiani Barbosa

  Bispo eleito de Colatina — ES 

Baixe aqui o PDF da Mensagem à Igreja de Colatina

 

Confira o vídeo com mensagem às duas Igrejas Particulares:

Foto de capa: Pascom Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Veja também:

Papa Francisco nomeia Cônego Lauro como Bispo da Diocese de Colatina 

Missa marca nomeação de Monsenhor Lauro como bispo eleito para a Diocese de Colatina

Mensagem de saudação ao Monsenhor Lauro por sua nomeação episcopal para a Diocese de Colatina

Agenda