sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Padre José Cassimiro publica obra sobre o livro do Apocalipse

12 de janeiro de 2022 Arquidiocese

O padre José Cassimiro Sobrinho, atual vigário paroquial da Paróquia Santa Rita de Cássia, em Viçosa (MG), está lançando o seu mais novo trabalho chamado “O livro do Apocalipse”. Contando com a sua tese de doutorado, publicada em Roma, na Itália, essa é a sexta obra que o sacerdote escreve, sendo que um sétimo livro está no prelo na Gráfica e Editora Dom Viçoso, ou seja, em processo de publicação.

Por essa razão, o Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom) conversou com o padre José Cassimiro para saber mais sobre a obra. Confira:

Dacom: Qual foi a motivação para escrever “O Livro do Apocalipse”?

Pe. José Cassimiro: São três os motivos que me inspiraram a redigir esse livro. Primeiro, a leitura de vários livros sobre o Apocalipse. Um aprendizado que desejei compartilhar com os outros, pois, como diz o provérbio latino, “o bem deve ser sempre difundido”: bonum diffusivum sui. Em segundo, para atender um grupo de jovens, que, em certa ocasião, me convidou para ministrar-lhes algumas aulas sobre esse tema. Terceiro, porque o Livro do Apocalipse, embora tenha sido escrito para todas as épocas, nunca foi tão atual como nos tempos de hoje!

Dacom: Quais são os objetivos da obra?

Pe. José Cassimiro: Posso enumerar cinco objetivos da obra:

1º: Conhecer, mais profundamente, a Sagrada Escritura, pois o Apocalipse é a realização plena de tudo aquilo que está anunciado e previsto no Antigo e no Novo Testamento;

2º: Fortalecer a esperança na vitória do bem sobre o mal e da vida sobre a morte;

3º: Colaborar, ativamente, com coragem e com entusiasmo, no aprimoramento do novo céu e da nova terra, que começam, aqui e agora;

4º: Unir nossas vozes para cantar, com o coro dos anjos, as glórias de Deus. Nossas celebrações, sobretudo as eucarísticas, são, aqui na terra, um antegozo da liturgia celeste, como vem, apoteoticamente, apresentada no Apocalipse;

5º: Comemorar e agradecer a Deus o meu Jubileu de Ouro Sacerdotal, ocorrido no dia 18 de setembro de 2021, juntamente com meus colegas jubilares, Monsenhor Caetano Cenaque Piovezani, pároco de Santo Antônio do Grama (MG), e padre José da Silveira Miguel, pároco de Raul Soares (MG). Ambos são sacerdotes exemplares que muito dignificam o Clero Marianense.

Dacom: Quais são os principais apontamentos/ensinamentos que o livro nos traz, especialmente, para a vivência da fé cristã na atualidade?

Pe. José Cassimiro: Entre outros, os principais ensinamentos desse livro são: ter uma definição clara da palavra Apocalipse, através do seu conceito etimológico e real; conhecer, em meio às controvérsias existentes, quem é o mais provável autor do Apocalipse; esclarecer o significado dos números e dos símbolos ali utilizados para uma interpretação correta desse livro; conhecer a estrutura do Apocalipse e a exegese de alguns pontos mais relevantes; perceber, em nossas celebrações litúrgicas, a beleza do Apocalipse, nelas refletida.

Dacom: Muitas são as incompreensões sobre o Livro do Apocalipse na Bíblia. De qual forma o seu livro nos ajuda a entendê-lo melhor?

Pe. José Cassimiro: Penso que o livro possa ajudar, nessa compreensão, da seguinte maneira:

1º: Esclarecendo os diversos símbolos apocalípticos do Antigo Testamento, presentes neste último livro da Bíblia. Entre eles estão: os animais exóticos (cavalo, gafanhotos medonhos, a besta do mar e da terra); a imensidão dos mares e dos rios; as datas; os números simbólicos; o famoso número 666; as cores vermelho, escarlate, negro e verde e muitos outros símbolos e imagens;

2º: Estudando, com proveito espiritual, histórico, teológico e exegético, as Sete Cartas às Igrejas; a visão do livro fechado, com sete selos, e do Cordeiro; as Sete Bem-aventuranças apocalípticas; a missão dos sete anjos e o toque das trombetas; a queda de Babilônia e o reinado de Cristo; os novíssimos e o fim do mundo; a inauguração do novo céu e da nova terra.

Quero agradecer ao Departamento Arquidiocesano de Comunicação, da Arquidiocese de Mariana, pela oportunidade de apresentar e divulgar o pequeno livro que escrevi sobre esse grandioso livro da Sagrada Escritura, chamado Apocalipse.

“O Livro do Apocalipse” foi editado pela “Folha, Artes Gráficas” e está disponível para venda na Secretaria da Paróquia de Santa Rita de Cássia, na Livraria Nova Aliança e na Livraria Nobel, em Viçosa, no valor de RS 10,00.

Imagens: Divulgação

Veja também:

Padre Euder Canuto lança seu primeiro livro “Um encontro de amor”

Agenda