domingo

, 07 de agosto de 2022

Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, realiza formação sobre o Sínodo

21 de março de 2022

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), realizou no último sábado, 19 de março, o primeiro passo para a fase paroquial de preparação para o Sínodo 2021-2023. À ocasião, aconteceu a formação paroquial para o Sínodo, conduzida pelo Coordenador Paroquial e membro da Equipe Regional do Sínodo, Carlos do Carmo. Ao todo, cerca de 80 pessoas participaram do evento.

O objetivo do momento de estudo foi apresentar aos membros das pastorais como consistirá o trabalho de escuta, ajudar a articulá-lo concretamente e a motivar a escuta que começou, na paróquia, a partir de sábado. 

Ainda, Carlos do Carmo explicou o que é o Sínodo e o seu sentido, que se traduz, sobretudo, na proposta de caminhar juntos, fortalecendo a comunhão através da participação e gerando frutos para a missão evangelizadora. 

Após a reunião, muitos dos agentes de pastoral e movimentos se dispuseram a comporem a Equipe de Escuta Paroquial, tendo sido escolhidos uma comissão de seis lideranças leigas que junto ao Pároco, Padre Euder Daniane Canuto Monteiro, farão o relatório final da paróquia. Esse material será enviado à Equipe Regional conforme datas predeterminadas anteriormente pelo calendário arquidiocesano. 

Jornal Pastoral

O Sínodo 2021-2023 é tema também da nova edição do Jornal Pastoral. Na publicação é contextualizado como está ocorrendo o processo sinodal e de escuta na Arquidiocese de Mariana. Ainda, em artigo, o Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana, Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa, pontua que a tarefa de escutar, como propõe o Papa Francisco, é desafiante, porém necessária.

LEIA AQUI A NOVA EDIÇÃO DO JORNAL PASTORAL

Texto e imagem: Pascom da Paróquia do sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG)

Veja também:

Sínodo 2021-2023 é o tema da nova edição Jornal Pastoral

Paróquia de São Miguel Arcanjo, em Araponga, realiza formação sobre o Sínodo

Equipe de Animação para o Sínodo disponibiliza cards para motivar a fase arquidiocesana de escuta

Agenda

VEJA TAMBÉM