quinta-feira

, 11 de agosto de 2022

Paróquia Sagrada Família, em Ouro Branco, e IFMG realizam parceria e oferecem curso de “Introdução à Ciência da Religião”

11 de março de 2022 Arquidiocese

Na noite da última segunda-feira, 07 de março, teve início o curso de “Introdução à Ciência da Religião”, na Paróquia Sagrada Família, em Ouro Branco (MG). A iniciativa é fruto de uma parceria da paróquia com o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG).

Tendo a duração de três semestres, o curso traz uma excelente grade de conteúdo e será ministrado por professores da instituição e convidados, estando sob a coordenação do professor Marcelo Fernandes do IFMG.

Por sua vez, a Paróquia Sagrada Família cede seu espaço, o Centro de Pastoral, para a realização das atividades. Já as aulas serão lecionadas no Auditório Dom Luciano Mendes de Almeida, local com ampla capacidade de público e munido de estrutura necessária para o curso como som ambiente, projeção de imagem e internet, além de possibilitar o devido distanciamento e práticas sanitárias de prevenção à Covid-19.

Duas figuras fundamentais para que essa ação acontecesse na Paróquia Sagrada Família foram o pároco, Cônego Tarcísio Sebastião Moreira, que ansiava por esse tipo de atividade nessa comunidade de fé, e o professor do IFMG e vice-coordenador do Curso de Formação Continuada, Leandro José de Souza Martins, que fez toda a preparação técnica para a concretização do curso.

Aula inaugural

Para a aula inaugural, no último dia 07, foi convidado o Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana e Pároco da Paróquia de Santo Antônio, em Itaverava (MG), Monsenhor Luiz Antônio Reis Costa. O sacerdote é Doutor em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2014) e professor nos Institutos de Teologia de Mariana, Diamantina e Caratinga.

À ocasião, o Monsenhor Luiz Antônio proferiu uma palestra abordando o tema “Perspectivas atuais do discurso religioso e teológico”, navegando um pouco pela história da religião até a era atual, citando teólogos e pensadores religiosos ou não. Além dele, compuseram também a mesa da aula inaugural Cônego Tarcísio e a Mestra em Letras pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada de Universidade de São Paulo, professora Maria Virgínia Maciel Jordana, que também ensinará na formação.

Ainda, estiveram presentes no evento os alunos matriculados e membros do Conselho Paroquial de Pastoral.

 

 

Entrevista

Ao final, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da paróquia conversou com o professor Leandro sobre as expectativas para o curso. Confira:

Pascom: O que o levou a formatar e possibilitar junto ao IFMG a criação desse curso para a comunidade de Ouro Branco

Prof. Leandro: A motivação primeira desse projeto surgiu do desejo do Cônego Tarcísio de oferecer um curso de formação para os agentes de pastoral da comunidade, bem como para todos que se dispusessem a estudar questões relativas à religião, especialmente, à cristã e à tradição bíblica. Em conversas com docentes do IFMG, Campus Ouro Branco, o projeto desenvolveu-se para uma atividade mais abrangente, de modo que se oferecesse não apenas um curso paroquial, mas de Formação Continuada, com vista à qualificação profissional e devida certificação no Ministério da Educação (MEC) sobre Ciências da Religião. Assim, seriam contemplados tanto o desejo da comunidade paroquial em relação à formação, quanto a missão do IFMG de promover, mediante cursos e atividades acadêmicas, qualificação para todos que desejarem.

Pascom: Quais as perspectivas da coordenação do curso para esta primeira etapa e quais as perspectivas futuras para novas turmas e novos cursos?

Prof. Leandro: A Coordenação é feita, hoje, pelos professores do IFMG, Marcelo Fernandes e Leandro José de Souza Martins. Ainda, conta com o Pároco, Cônego Tarcísio, e mais quatro estudantes como colaboradores.

Para esta primeira etapa, espera-se uma verdadeira motivação para a presente turma, apresentando-a uma introdução ao tema e estudo do fenômeno religioso, especialmente sobre o Cristianismo, mediante abordagens filosóficas, sociológicas e teológicas.

Estudando grandes temas do Cristianismo, essa primeira etapa pretende promover debates e pesquisas, estudos e reflexões, assumindo que tudo isso se faz em uma seara de Introdução às Ciências da Religião.

Para o futuro, espera-se não só a continuidade desse módulo sobre o Cristianismo, como a promoção de outros que visem diferentes perspectivas religiosas e outras contribuições das ciências. Ademais, pretende-se oferecer o curso tanto presencialmente, quanto à distância, a fim de contemplar o maior número de interessados.

Pascom: Qual é a participação da Paróquia Sagrada Família, juntamente com o seu pároco, e sua a importância para a viabilização do curso em Ouro Branco?

Prof. Leandro: A primeira importância é relativa à motivação e idealização do curso. Além disso, a Paróquia disponibilizou sua infraestrutura completa para que os estudantes tivessem um espaço propício para as aulas, para estudos em grupos, para uma biblioteca e uso de computador.

Do ponto de vista acadêmico, o curso é uma grande oportunidade para uma sólida e permanente formação de lideranças religiosas, como professores, agentes de pastoral, grupos e comunidades, inserindo todos esses sujeitos no campo conceitual das Ciências da Religião. Uma das grandes preocupações da Igreja é, justamente, a formação dos leigos e leigas. Por isso, é uma bela oportunidade para oferecer meios propícios dessa formação.

A prática religiosa precisa, além da experiência de fé, de estudo e aprofundamentos. O Pároco e as lideranças leigas, compreendendo a relação fé-razão, ajudam muito a todos os outros membros de trabalhos pastorais e outros não envolvidos diretamente na evangelização oportunizando uma dinâmica como a do curso de formação continuada.

O conhecimento religioso não pode se reduzir a questões extremamente pessoais ou intimistas, tampouco a um discurso proselitista ou de adesão.

Texto e fotos: Luiz Claudio Moura do Valle – Equipe Pascom Sagrada Família

Veja também:

Forania Congonhas-Ouro Branco realiza formação sobre a Campanha da Fraternidade 2022

Basílica Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto, abre a Campanha da Fraternidade 2022 acolhendo aos estudantes universitários

Educação é tema em destaque da Campanha da Fraternidade 2022

O que a Quaresma tem a ver com a Campanha da Fraternidade?

Dom Airton divulga mensagem para a Quaresma 2022

Papa Francisco envia mensagem por ocasião da abertura da Campanha da Fraternidade

Presidência da CNBB apresenta carta do episcopado brasileiro às famílias, educadores e gestores

Agenda