quinta-feira

, 11 de agosto de 2022

Paróquia Sant’Ana, em Carandaí (MG), realiza encontro em preparação para o Sacramento da Crisma

20 de agosto de 2021 Arquidiocese

No último domingo, dia 15 de agosto, a Paróquia Sant’Ana, em Carandaí (MG), realizou de forma presencial, seguindo todos os protocolos sanitários, um encontro vocacional com os 169 jovens que receberão o Sacramento da Crisma. O encontro, organizado pelos catequistas e o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da paróquia, refletiu sobre o tema “Cristo nos ama, chama e envia”.

Para o Assessor da Pastoral Vocacional/SAV da Arquidiocese de Mariana, padre Rosemar Marcos Condé, que orientou a reflexão, “a experiência deste encontro com os jovens que estão se preparando para receberem o sacramento da Crisma foi um sinal de muita esperança. Ao mesmo tempo em que percebemos a sede dos jovens hoje, e sede de Deus, percebemos também os desafios enfrentados pela juventude que a pandemia veio realçar. Diante disso, nossa reflexão no encontro de domingo buscou mostrar para eles que Cristo os ama, chama e envia para a missão e que somente na amizade e intimidade com Cristo é que iremos descobrir qual é o sonho, a vocação de Deus, para cada um de nós. E, assim, dar nosso sim generoso a Deus na pessoa dos irmãos e irmãs”.

A reunião contou também com a presença da Irmã Arlene Fonseca Simões, da Congregação das Irmãs Passionistas de São Paulo da Cruz. Atualmente em Barbacena (MG), ela se sentiu muito feliz em participar. “Foi uma tarde encantadora e animada com os jovens da Crisma. Agradeço ao padre José Julião da Silva [pároco local], e toda a equipe de catequese do Crisma. Sempre que encontramos novas pessoas nos enriquecemos muito; levei comigo um pouco de cada um de vocês”, disse.

O encontro foi realizado seguindo todos os protocolos de prevenção à Covid-19.

Os jovens estão terminando os encontros de preparação para a Crisma, interrompidos pela pandemia da Covid-19. Este é o primeiro de três encontros que acontecerão de forma presencial, antes da celebração do Sacramento. Ainda, devido à Igreja Matriz de Sant’Ana ter a capacidade de acolher um número maior de pessoas, optou-se por realizar os encontros a nível paroquial neste espaço, com todo cuidado e atenção, necessários principalmente neste tempo pandêmico.

Segundo o crismando Jonas Samuel, “o encontro para os crismandos promovido pela Paróquia Sant’Ana no último domingo foi, sem qualquer sombra de dúvidas, maravilhoso. As palavras do padre Rosemar sobre vocação foram, para mim, muito inspiradoras e me deram muito para refletir a respeito da minha. A história de vida de Irmã Arlene foi uma das mais belas que já ouvi. A coragem de dizer sim a Deus com tão pouca idade mostrou para mim que quem abre o seu coração para a vontade de Deus, não tem do que se arrepender. Espero ansioso pelos próximos que estão por vir”.

Texto e imagens: Madalena Nascimento – Coordenadora Paroquial da Catequese

Veja também:

Em entrevista, padre Rosemar fala sobre o mês vocacional e as vocações na Arquidiocese de Mariana

Mês vocacional: terceira semana de agosto é dedicada à vida consagrada

 

Agenda