sábado

, 27 de abril de 2024

Paróquias e comunidades celebram o Domingo de Ramos

11 de abril de 2022 Arquidiocese

Créditos: Pascom Paróquia São Miguel Arcanjo, em Araponga (MG)

O Domingo de Ramos, celebrado neste ano em 10 de abril, marca a abertura das celebrações da Semana Santa. Na Arquidiocese de Mariana, após dois anos de restrições, as paróquias e comunidades voltam a celebrar presencialmente. 

Confira como foi em algumas paróquias:

Paróquia São Miguel Arcanjo, em Araponga (MG)

Créditos: Pascom Paróquia São Miguel Arcanjo, em Araponga (MG)

Com a Santa Missa presidida pelo Pároco, Padre Lucas Muniz, os fiéis participaram de forma ativa. “Com o Senhor Jesus, nós entramos em Jerusalém para fazermos, unidos a Ele, o itinerário da nossa salvação. Acolher Jesus em nossa Jerusalém, que é a nossa vida, para experimentarmos a força de seu mistério pascal. Duas emoções tomam conta do meu coração: um momento único, já que é a primeira vez que presido a Semana Santa como presbítero e depois poder retornar às celebrações da Semana Maior com a participação dos fiéis”, disse o sacerdote sobre o momento. 

Comunidade Nossa Senhora da Ajuda da Paróquia São José Operário, em Congonhas (MG)

Foto: Lucas Thadeu

Momento de forte espiritualidade, a Celebração do Domingo de Ramos na Comunidade Nossa Senhora da Ajuda – Alto Maranhão, da Paróquia São José Operário, em Congonhas (MG), foi presidida pelo Pároco, Padre Eduardo Bastos. Nos Ritos iniciais, o celebrante abençoou os ramos, acolheu o seminarista Vitor Alves Ribeiro e deu continuidade ao Ato Litúrgico. Padre Eduardo Bastos despertou nos fiéis, um grande momento de espiritualidade e fé. As celebrações acontecerão durante a semana em conformidade com a programação.

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG)

Crédito: Pascom Parfátima

A Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, em Viçosa (MG), inaugurou a Semana Santa com a procissão que recorda a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. O início foi entre os prédios públicos da Prefeitura Municipal de Viçosa e o Fórum, onde os ramos trazidos pelos fiéis foram abençoados. Em seguida, centenas de paroquianos percorreram por algumas ruas da cidade em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima. Sob à luz do Evangelho de Lucas (22, 14-23,56), o Pároco, Padre Geraldo Souza, recordou a acolhida calorosa de Jesus não só em Jerusalém, mas, sobretudo, entre todas as nossas famílias. 

*Com informações das equipes da Pastoral da Comunicação das paróquias citadas e de Maria da Paz

Veja também:

Dom Airton preside a Missa do Domingo de Ramos e abre as celebrações da Semana Santa na Arquidiocese de Mariana  

Papa no Domingo de Ramos: na loucura da guerra, Cristo volta a ser crucificado

Dom Airton divulga orientações para as celebrações da Semana Santa

Semana Santa: o significado de cada dia da celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo

Semana Santa é celebrada em toda Arquidiocese de Mariana; confira as programações

Dom Airton preside celebrações da Semana Santa em Mariana

Agenda