terça-feira

, 18 de junho de 2024

Peregrinação do clero e consagração da Arquidiocese ao Sagrado Coração de Jesus marcam Jubileu em Conselheiro Lafaiete

29 de maio de 2024

Clero marianense em ordenação diaconal realizada na Basílica em maio de 2022. Foto: Caio Amora

Tem início nesta quarta-feira, 29 de maio, o primeiro Jubileu do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG). Romaria dos padres e diáconos do clero marianense, neste fim de semana, e a renovação dos 150 anos da consagração da Arquidiocese ao Sagrado Coração de Jesus são destaques da programação.

No coração do Pai

Imbuídos de fé e esperança, o clero marianense peregrinará neste sábado, 1º de junho, até a Basílica do Sagrado Coração de Jesus para participar das solenidades desse primeiro jubileu.

“Será uma bonita peregrinação do clero, padres e diáconos da nossa Arquidiocese de Mariana, à Basílica Sagrado Coração de Jesus. Ocasião na qual também se dará a bênção para a imagem peregrina, que depois percorrerá as paróquias da Arquidiocese”, afirma o Pároco e Reitor, Padre Euder Daniane Canuto Monteiro, motivando a participação de todos os ministros ordenados.

Na data, o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, presidirá a celebração eucarística, às 10h, quando também serão homenageadas as paróquias que celebram seu tricentenário em 2024: Santo Antônio, em Santa Bárbara (MG); Santo Antônio, em Ouro Branco (MG); e Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas (MG).

Renovação da consagração da Arquidiocese

Recordando o gesto feito por Dom Antônio Ferreira Viçoso em 8 de dezembro de 1874, outro momento importante durante as solenidades será a renovação da consagração da Arquidiocese de Mariana ao Sagrado Coração de Jesus.

O ato será realizado na sexta-feira, 7 de junho, por Dom Airton, durante a entronização do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Mariana nos lares. O momento, de grande piedade e fé, acontece há 57 anos em Conselheiro Lafaiete e poderá ser acompanhado ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese e de veículos parceiros.

Para o Arcebispo Metropolitano, essa data recorda um momento importante de fé e devoção da Igreja Particular de Mariana. “Essa consagração marca um tempo na história neste ano de 2024: são 150 anos. Por isso, quero convidar a todos a participar ativamente da programação da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete”, solicita.

O pedido também é reforçado pelo Pároco e Reitor da Basílica: “motivamos a todos a estarmos nas nossas casas, juntos de nossas famílias, e montarmos um altar para os Corações de Jesus e de Maria […]. E, no momento da entronização, às 20h30, realizaremos a consagração dos nossos lares e, juntos de nosso Arcebispo, renovar a consagração de nossa Arquidiocese ao Sagrado Coração de Jesus. Participem conosco!”, convida Padre Euder.

A programação do primeiro Jubileu segue até o dia 9 de junho. Confira aqui a programação completa

Confira a mensagem de Dom Airton sobre essas celebrações:

Texto: Paulo César Gouvêa/Arquidiocese de Mariana

Leia também:

Santuário Basílica do Sagrado Coração de Jesus festeja primeiro jubileu em honra ao padroeiro

Arquidiocese de Mariana celebra 150 anos de sua consagração ao Sagrado Coração de Jesus

Papa Francisco concede à festa do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete, o título de jubileu

VEJA TAMBÉM