sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Live marca lançamento da revista comemorativa sobre os 30 anos da Comunidade da Figueira

25 de agosto de 2021 Arquidiocese

Foto da capa: Grupo de discentes responsáveis pela criação da revista

Aconteceu no último sábado, 21 de agosto, por meio de uma live, o lançamento da revista comemorativa pelos 30 anos da Comunidade da Figueira realizada pelo discentes do curso de Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM), da Arquidiocese de Mariana. O evento ocorreu dentro da programação do II Seminário Internacional – Filosofia e Saúde e em consonância com a IV Semana Dom Luciano.

Segundo o coordenador do projeto, Robinson dos Anjos, “o lançamento da revista foi de muita gratidão, após um longo período de trabalho”. “Chegar até o lançamento desta revista não foi um caminho fácil, pois muitos foram os obstáculos e desafios, mas a mão de Deus nos trouxe até aqui”, enfatiza. Para ele, apesar da ansiedade e das inquietações de como seria, não há outra palavra para expressar seu sentimento de gratidão a todos que colaboraram para que esse sonho pudesse ser realizado.

Por sua vez, a coordenadora da Comunidade da Figueira, Solange Reis, expressou sua gratidão pelo lançamento da revista de comemoração dos 30 anos da Comunidade da Figueira, estendendo seus agradecimentos também aos discentes do 4º período do curso de Filosofia da Faculdade Dom Luciano Mendes, pelo trabalho realizado e a organização da live.

“Há três décadas estamos acolhendo pessoas tão especiais e levando melhorias para elas e suas famílias. Experiência muito gratificante. No início da preparação tive muitas dúvidas, mas sempre com palavras positivas da equipe dos seminaristas onde fui me empolgando e cada etapa mais entusiasmada. Jamais esquecerei este momento na minha vida. Como aprendi, trabalho de doar, trabalho abençoando, principalmente com o exemplo de Dom Luciano”, destaca Solange, agradecendo a todos que fizeram parte direta e indiretamente e participaram para que este momento se tornasse realidade.

Depoimentos

Para o discente da graduação de Filosofia da FDLM, Matheus Gomes, “ter participado do lançamento da revista, que faz memória aos 30 anos de existência e ação da Comunidade da Figueira, foi, sem dúvida, um momento rico, onde pude relembrar com carinho das atividades que lá realizamos por meio do projeto de extensão da FDLM no ano de 2019. Relembrar, com gratidão, dos funcionários, os verdadeiros ‘anjos da guarda,’ que não medem esforços para tornar felizes os que lá frequentam; relembrar dos anjinhos que, com seu jeito de ser, nos ensinam tantas coisas e valores que levarei para a vida toda. Dom Luciano estava certo: de fato, a Figueira é o céu, pois está repleta de anjos.

Destacando o trabalho realizado pela Comunidade da Figueira, que tem como objetivo o acolhimento, de forma integral, à pessoa com deficiência, Matheus afirma que a revista é uma homenagem, mais do que merecida, a todos aqueles que doam sua vida e seu tempo em prol do bem do próximo. “É também um convite a todos nós para que tenhamos mais sensibilidade e empatia para com os nossos irmãos”, pontua.

Quem também acompanhou a live foi Nícia Vianna, de Barbacena (MG). Segundo ela, o evento foi uma oportunidade de conhecer “o humanitário trabalho exercido nessa Comunidade, a partir do saudoso Dom Luciano. Trabalho este de altíssima fecundidade, doçura e alegria sendo testemunhado pelos seminaristas”. “Depoimentos vários deixaram claro quão importante é esta obra, assistindo os seres humanos com as mais variadas deficiências físicas e mentais”, ressalta.

Venda da revista

A revista impressa está disponível para venda no valor de R$ 15,00 na Comunidade da Figueira. Todo o valor arrecadado será revertido em recursos para a instituição. Interessados em adquirir exemplares da publicação deverão entrar em contato com a Comunidade da Figueira de 8h às 11h e de 13h às 16h no endereço Rua Cônego Amando, n° 278, em Mariana (MG), ou pelo e-mail: comunidade.figueira@yahoo.com.br.

Ajude à Figueira

Todas as necessidades básicas da Comunidade são supridas por doações espontâneas. As contribuições possibilitam que atividades permaneçam e se ampliem. Sua ajuda é muito bem-vinda!

Fundação Marianense de Educação
Comunidade da Figueira
CNPJ: 22.390.686/0003-79
Banco: Sicoob
Agência: 4108-4
Conta Corrente: 25.910-1

Com informações de Nillo Neto e fotos de João Lucas Basílio

Matérias relacionadas:

FDLM promoverá II Seminário Internacional de Filosofia e Saúde

FDLM lança revista comemorativa sobre os 30 anos da Comunidade da Figueira

Agenda