O Santuário Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), celebra, entre os dias 29 de maio e 9 de junho, o primeiro jubileu em honra ao seu padroeiro. O título foi concedido pelo Papa Francisco em 24 de janeiro deste ano.
Inserida no contexto dos 150 anos da consagração da Arquidiocese de Mariana ao Sagrado Coração de Jesus, a programação inicia-se na próxima quarta-feira, 29 de maio. A celebração de abertura será presidida pelo Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, Dom Edmar José da Silva, às 19h.
Em sinal de comunhão e unidade, um dos momentos marcantes do jubileu será a peregrinação dos padres e diáconos da Arquidiocese de Mariana à Basílica do Sagrado Coração de Jesus no sábado, 1º de junho.
Na data, serão homenageadas as Paróquias Santo Antônio, em Santa Bárbara; Santo Antônio, em Ouro Branco; e Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas; que celebraram em fevereiro seus 300 anos.
A celebração será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, que abençoará a imagem peregrina do Sagrado Coração de Jesus.
Durante os dias jubilares, serão celebradas diariamente diversas missas com o ofício piedoso da novena na Basílica do Sagrado Coração de Jesus com a participação de movimentos, pastorais e comunidades. Nesse período, as regiões pastorais da Arquidiocese de Mariana também participarão com as suas romarias nas seguintes datas:
As paróquias interessadas em participar devem inscrever suas caravanas na secretaria paroquial pelo número (31) 3763-8601, respeitando o cronograma de cada região. Entretanto, caso não seja possível participar junto à região, poderão escolher outras datas. Para isso, bastar realizar o agendamento na secretaria paroquial.
“Quando a romaria chegar à Basílica, pedimos ao responsável que procure a secretaria do Jubileu, que estará disponível em todos os horários próximo à porta principal da Basílica, para informações importantes e registro da presença. Recomendamos que as paróquias observem a programação do Jubileu, que traz dias específicos para a participação especial das Regiões Pastorais”, orienta o Pároco e Reitor da Basílica, Padre Euder Daniane Canuto Monteiro.
Coroando o primeiro Jubileu, no dia solene, 7 de junho, a Igreja Particular de Mariana se unirá em oração quando o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, realizará a renovação da consagração da Arquidiocese ao Sagrado Coração de Jesus.
O gesto, realizado pela primeira vez por Dom Antônio Ferreira Viçoso em 8 de dezembro de 1874, acontecerá durante a entronização do Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria nos lares.
Esse momento, assim como a celebração solene das 18h, poderá ser acompanhado pelos fiéis pelas redes sociais da Arquidiocese de Mariana, da Basílica Sagrado Coração de Jesus e da Rádio Queluz FM.
Confira a programação completa do jubileu
Baixe aqui a Carta Pastoral de Dom Airton sobre os 150 anos da consagração da Arquidiocese
Texto e foto: Thalia Gonçalves/Arquidiocese de Mariana