quarta-feira

, 08 de maio de 2024

Semana Nacional da Família: veja algumas dicas e as programações divulgadas

12 de agosto de 2022 Arquidiocese

Durante a programação do Mês Vocacional, celebrado pela Igreja no Brasil em agosto, acontece também a Semana Nacional da Família, momento para destacar que a família é também um chamado e uma vocação. Nesta edição, a série de encontros propostos pela Pastoral Familiar completa 30 anos evangelizando as famílias do Brasil. A aprovação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a celebração em todo o país foi em 1992.

Em sintonia com o X Encontro Mundial das Famílias, realizado em Roma em junho, e com o XVI Congresso Nacional da Pastoral Familiar, que acontecerá na cidade de Governador Celso Ramos (SC) de 26 a 28 deste mês, neste ano, o tema proposto para se refletir durante a Semana Nacional da Família é “Amor Familiar, vocação e caminho de santidade”.

Segundo o Bispo de Rio Grande (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, Dom Ricardo Hoepers, esse é um “tempo favorável para comemorar, celebrar e agradecer a Deus por esta caminhada e história tão bonita e profunda que mudou o rosto da Pastoral Familiar em todo o Brasil”.

“A Semana Nacional da Família é um momento forte de fé, de oração e de muita ação, muito trabalho. Os agentes da Pastoral Familiar se dedicam de corpo e alma, mas os frutos são espirituais, graças abundantes que Deus distribui graças ao amor, carinho e dedicação de cada agente da Pastoral Familiar, cada casal, por cada família conquistada neste período”, completou dom Ricardo.

Arquidiocese de Mariana

Para esse período, que ocorre entre os dias 14 e 20 de agosto, a Coordenação Arquidiocesana da Pastoral Familiar preparou uma série de vídeos que serão divulgados diariamente, às 8h, na página da Arquidiocese de Mariana no Facebook. 

Além disso, cada paróquia e comunidade está realizando as suas programações. Conheça as atividades que foram divulgadas até o momento:

Paróquia de Santo Antônio, em Barbacena (MG)

Paróquia do Divino Espírito Santo, em Barbacena (MG)

Paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena (MG)

Paróquias de Conselheiro Lafaeite (MG)

Paróquia de Santa Bárbara, em Santa Bárbara do Tugúrio (MG)

Paróquia de São Domingos, em São Domingos de Gusmão (MG)

Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em Senhora dos Remédios (MG)

Paróquia Cristo Rei, em Ouro Preto (MG)

Paróquia Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto (MG)

Paróquia São José, em Ressaquinha (MG)

Sugestões para a Semana Nacional da Família

Além disso, a Coordenação Nacional da Pastoral Familiar, a partir dos temas dos encontros do Hora da Família, apresenta algumas dicas de ações para serem feitas durante esse período. Confira:

1º Encontro – “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus”

– Para as crianças: Imprimir dois desenhos para pintar com personagens pobres e ricos e pedir às crianças para – ao pintarem – descrever o que pensam sobre eles. Um adulto fala às crianças sobre o valor da pobreza de espírito.

2º Encontro – “Felizes os mansos, porque possuirão a terra”

– Dica: Providenciar uma imagem de Jesus Misericordioso, a Bíblia e, se possível, fotos de revistas ou jornais que apresentem pessoas chorando.

– Para as crianças: Em dupla, as crianças, frente a frente, serão uma o espelho da outra. O “espelho” deve repetir todos os movimentos da outra e ver como é bom repetir atitudes de mansidão e como é ruim sentir ódio ou ser odiado. Se tiver várias crianças, troque as duplas de maneira que todos tenham sido também espelhos.

3º Encontro – “Felizes os que choram, porque serão consolados”

– Dica: Providenciar a Bíblia, uma vela, uma foto de um bebê chorando nos braços do pai ou da mãe.

– Para as crianças: Ler a passagem Jo 11,31-37 e pedir para as crianças desenharem a percepção sobre a atitude de Jesus.

4º Encontro – “Felizes as famílias misericordiosas, com fome e sede de justiça”

– Dica: Preparar fotos de pessoas alimentando famintos, de pessoas que se destacaram pelo serviço da caridade, a Bíblia e uma vela.

5º Encontro – “Felizes os misericordiosos, porque encontrarão misericórdia”

– Dica: Realizar o encontro, se presencial, diante de um quadro ou imagem de Jesus misericordioso, reunindo ainda fotos com cenas de pessoas ajudando outras pessoas necessitadas no cotidiano ou em casos específicos, como na pandemia, guerras etc. Ainda, fotos de pessoas felizes e se abraçando. Se for no formato virtual, quem for organizar o encontro poderia preparar uma apresentação projetando essas imagens, lembrando sempre da figura de Jesus Misericordioso e do bom samaritano. Lembramos neste encontro também do jovem Beato Carlo Acutis, então, se for possível, providenciar uma foto sua.

6º Encontro – “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”

– Dica: Preparar a Bíblia, uma vela, fotos de crianças das próprias famílias, de idosos, dos Beatos Chiara Luce e Carlos Acutis.

– Para as crianças: Levar alguns desenhos de coração, sem pintar. Falar dos puros e impuros de coração às crianças e pedir que dentro do desenho escrevam ou desenhem atos puros e fora do desenho escrevam os atos impuros.

7º Encontro – “Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!”

– Dica: Deve ser preparado pela família: pais, filhos e quem mais morar na casa. Se desejar, colocar em destaque uma imagem da Sagrada Família ou outro Santo de devoção da família acolhedora que promove o encontro e recebe outras famílias em sua casa. Neste dia, seria muito bom também trazer e expor porta-retratos com os filhos dos participantes.

Dia dos Pais: Educador para a santidade

– Dica: Providenciar imagem de São José, fotos de figuras masculinas que representam a paternidade: pai e avôs, a Bíblia e uma vela.

Histórico

Iniciada em São Paulo na década de 1970, a Semana da Família foi alcançando outros estados até o início dos anos 90. Em 1992, a CNBB aprovou a celebração em âmbito nacional. Assim, a Semana Nacional da Família está inserida no contexto do Mês Vocacional e, em 2022, completa 30 anos. Veja o vídeo preparado pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar sobre o assunto:

 

*Com informações e imagem do Portal Vida e Família e CNBB

*Atualizado em 16/08/2022 às 09h07

Veja também:

2º Domingo do mês de agosto marca a comemoração do Dia dos Pais e a abertura da Semana Nacional da Família

Agenda