sexta-feira

, 12 de abril de 2024

Seminário São José acolhe o novo Reitor e o novo Diretor do Propedêutico

15 de fevereiro de 2023 Arquidiocese

Na noite da última segunda-feira, 13 de fevereiro, o Seminário São José, da Arquidiocese de Mariana, se reuniu para acolher, com alegria, o novo Reitor da instituição, Padre Sérgio José da Silva, e o novo Diretor da Comunidade do Propedêutico, Padre Gilsimar Tavares Vieira.

A celebração da Santa Missa com o rito de posse canônica dos sacerdotes foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, na Capela de São José, localizada na Casa de Teologia.

Com todas as casas de formação reunidas (Comunidade Vocacional, Propedêutico, Discipulado e Configuração) e diante da presença de aproximadamente 30 presbíteros, entre formadores do Seminário e demais integrantes do Clero Marianense, Padre Sérgio e Padre Gilsimar realizaram a profissão de fé, assumindo o compromisso e a responsabilidade de, guiados pelo Espírito Santo, dirigir as atividades formativas das casas de formação que lhe foram confiadas.

Em entrevista ao Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom) após a sua nomeação, publicada em janeiro deste ano, Padre Sérgio pontuou que assume essa nova missão com alegria, mas consciente da responsabilidade da mesma. “Sinto-me particularmente pequeno para tão grande e exigente missão, todavia, confio na graça de Deus e no apoio de nossa equipe de formadores”, disse.

“Quem assume a função de Reitor deve esforçar-se por uma autêntica comunhão com o presbitério e seu pastor; é nomeado pelo Arcebispo para que coordene, sob sua autoridade, a comunidade do Seminário. Recai sobre o ele a responsabilidade de fomentar, com caridade fraterna, uma estreita cooperação entre os formadores, respeitando a comunhão e as orientações da Igreja para promover a formação dos seminaristas com um trabalho harmônico”, explicou à época sobre as obrigações como Reitor do Seminário.

Por sua vez, Padre Gilsimar destacou que a etapa formativa do Propedêutico tem sua especificidade. “Acredito que o diretor, juntamente com os formadores dessa etapa, além de acompanhar os seminaristas e ajudá-los no discernimento vocacional, como acontece também nas etapas sucessivas da formação inicial, deve ajudar os seminaristas assentar as bases sólidas para a vida humana, espiritual, comunitária, acadêmica e pastoral, promovendo o autoconhecimento e o crescimento humano e cristão. Isso, com toda certeza, ajudará cada um no amadurecimento e na consciência de uma generosa resposta vocacional”, ponderou.

O novo Diretor do Propedêutico também comentou sobre como acolheu a sua nomeação: “Não obstante a consciência de minhas limitações e as exigências que essa missão apresenta, acolhi com alegria e disposição o convite para ser o diretor da etapa do Propedêutico de nosso Seminário arquidiocesano. Desde agosto de 2022, integrado à equipe de formadores, pude experimentar a fraternidade e a coesão dessa equipe, o que me deu mais segurança para assumir essa missão. Certeza de que não estou sozinho, mas na comunhão e na cooperação de cada formador, especialmente, do nosso Arcebispo. Em meio aos sentimentos de alegria e receios, sigo confiante na graça e na sabedoria divinas que nunca faltam àqueles que buscam realizar a vontade do Senhor”, declarou Padre Gilsimar.

Fotos: Caio Amora

Veja também:

Seminário São José dá início as atividades formativas de 2023

Padre Sérgio José da Silva é o novo Reitor do Seminário São José

Agenda