sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Seminário São José participa da novena em honra a São Caetano em Monsenhor Horta

09 de agosto de 2022 Arquidiocese

Na noite da última sexta-feira, 05 de agosto, memória litúrgica da Dedicação da Basílica de Santa Maria Maior, o Seminário Arquidiocesano São José participou do oitavo dia da novena em honra a São Caetano no distrito de Monsenhor Horta. À oportunidade, os seminaristas de todas as etapas participaram da celebração, momento de grande alegria e comunhão entre as casas de formação.

A celebração foi presidida pelo Reitor do Seminário, Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis, e concelebrada pelos padres formadores: Rosemar Condé, Diretor da Comunidade Vocacional; Sergio José, Diretor do Propedêutico; Anderson Eduardo, Diretor da Etapa do Discipulado (Filosofia); e Geraldo Buziani, Diretor de Estudos do Seminário São José. Além deles, esteve também concelebrando o Pároco, Padre Harley Carvalho.

Em sua fala, Monsenhor Celso destacou a importância da Paróquia de São Caetano no acolhimento dos seminaristas durante tantas décadas, além da grande contribuição no processo formativo por meio das doações do Dízimo.

A participação do Seminário na novena não foi um acontecimento isolado na comunidade, uma vez que o distrito de Monsenhor Horta tem um histórico bonito de receber os seminaristas da Arquidiocese de Mariana. Ainda, foi também um momento de promoção vocacional, pois apresentou a comunidade uma presença firme do Seminário. Vale lembrar que o mês de agosto é dedicado às vocações, o que torna essa participação ainda mais especial.

Ao final da celebração o Padre Rosemar convidou toda a comunidade a participar dos Encontros Vocacionais que aconteceram no mês de agosto, dia 21, em Barbacena (MG) e dia 28, em Viçosa (MG). Saiba mais AQUI

Novena em honra ao padroeiro e 280 anos da paróquia

Orquestra São Caetano – Foto: Reinaldo Silva Pinheiro

Neste ano, além das festividades em honra ao padroeiro, a Paróquia de São Caetano comemorou também os 280 anos de sua criação. Fundada em 07 de agosto de 1742, essa comunidade paroquial é uma das mais antigas da Arquidiocese de Mariana.

A programação das comemorações incluiu a realização da novena entre os dias 29 de julho e 07 de agosto, com a adoração ao Santíssimo Sacramento, seguida da celebração Eucarística e as orações do novenário.

Já no último domingo, dia do padroeiro, a programação foi marcada pela realização da alvorada festiva, às 5h, e a tradicional Missa Solene Cantada, presidida pelo Padre Leonardo Sérgio Rosa Carvalho e com a participação da Orquestra São Caetano. As festividades foram encerradas às 17h, com a Celebração Eucarística presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

O Seminário São José agradece a toda comunidade paroquial pela acolhida e envia felicitações pela ocasião de seus 280 anos de evangelização nestas terras.

Texto e fotos comunicação Seminário São José

Agenda