sexta-feira

, 24 de maio de 2024

Sinodalidade é tema de encontro realizado pela CEBs Arquidiocesana

25 de agosto de 2022

Com o tema “Viver a Sinodalidade a serviço da vida plena”, aconteceu no último sábado, 20 de agosto, o 33º Encontro das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) da Arquidiocese de Mariana. O evento foi no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana, e acolhido pela Região Norte.

A reunião teve início às 9h com uma mística de abertura preparada pela Região Sul, seguida da apresentação dos participantes. À ocasião, 45 pessoas, das cinco regiões pastorais, estiveram presentes.

De acordo com o Representante Leigo das CEBs, José Euzébio de Oliveira, o encontro teve como finalidade motivar a articulação das comunidades eclesiais de base. “Passamos por dois anos de pandemia, o que levou a nossa Equipe de Coordenação e Animação das CEBs a se desarticular e enfraquecer o grupo. Não ficamos parados, mas a falta das reuniões presenciais causou um desânimo aos membros da equipe”, pontuou.

“Então, o encontro teve o objetivo de juntar os cacos que sobraram após esse período de pandemia. Precisamos reavivar esta chama apagada, soprar aquela brasa que ainda fumega em meio as cinzas, tentar reanimar as equipes regionais, os pequenos grupos, sobretudo, os Grupos de Reflexão”, complementou José Euzébio.

Durante a reunião, a Contato Arquidiocesano Sinodal e Presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) do Regional Leste 2, Leci Nascimento, também apresentou um apanhado encaminhado pelas paróquias da Arquidiocese de Mariana sobre a escuta do Sínodo dos Bispos 2021-2023 e falou aos participantes sobre a Sinodalidade.

Após o almoço, o Padre Marcelo Santiago expôs sobre o novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), aprovado em novembro de 2021. Outro tema discutido foi a 6ª Semana Social Brasileira, que foi explicado pela Representante Leiga da Dimensão Sociopolítica, Silene Gonçalves.

Para José Euzébio, o encontro foi revigorante. “Saímos renovado com um grande desejo de lutar para caminharmos juntos e viver a Sinodalidade a serviço da vida plena”, disse. “Além das maravilhas que as assessorias nos ofereceram, foi muito bom reencontrar nossos companheiros. Para o próximo ano, pretendemos realizar um encontro de dois dias para que tenhamos mais tempo para interagirmos”, destacou, ao agradecer a todos que colaboraram para a realização do evento.

Ao final, os presentes indicaram os dois nomes que irão representar a CEBs Arquidiocesana no 15ª intereclesial em Rondonópolis, nos dias 18 a 22 de julho de 2023. São eles: Padre José Geraldo da Silva (Pe. Juquinha) e Toninho de Mariana. O encontro foi encerrado com a Celebração Eucarística presidida pelo Assessor Espiritual das CEBs, Padre José Afonso Lemos.

Texto: José Euzébio de Oliveira

Fotos: Maria Luiza

Veja também:

Equipe ampliada da Micro Centro II das CEBs se reúne na cidade de Virginópolis

VEJA TAMBÉM