O primeiro dia do 32º Encontro de Presbíteros e Diáconos da Arquidiocese de Mariana, ocorrido na última segunda-feira, 14 de março, foi marcado por uma Tarde de Espiritualidade com o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos. Ao todo, cerca de 170 pessoas entre padres, diáconos permanentes e seminaristas candidatos ao diaconato estiveram presentes.
O evento teve início com a acolhida e a explicação da pauta pelo Representante dos Presbíteros, Padre Paulo Barbosa. Em seguida, foi a vez dos sacerdotes e diáconos permanentes ordenados em 2020 e 2021 se apresentarem aos presentes, bem como os seis seminaristas candidatos ao diaconato.
Para a sua reflexão, Dom Airton baseou-se nos “25 conselhos do Papa Francisco para os padres”, proferido por ocasião da abertura do Simpósio “Por uma teologia fundamental do sacerdócio”. À ocasião, o Arcebispo Metropolitano de Mariana enfatizou que o Bom Pastor toma conta do seu rebanho e isso implica, às vezes, chamar a atenção de algumas das suas ovelhas. “O Pastor próprio de uma comunidade, vai junto com a comunidade; vai junto do Povo”, disse.
Após a Santa Missa de abertura, Dom Airton telefonou para o Arcebispo Emérito de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha, para felicitá-lo pelo seu aniversário natalício de 80 anos. À ocasião, os presentes cantaram “Parabéns” para ele. Veja AQUI
A programação da noite ainda teve uma apresentação sobre o Sínodo 2021-2023 realizada por um dos Contatos Arquidiocesanos, padre Edmar José da Silva.
Confira outras fotos AQUI