sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Oficinas com materiais reciclados ensina e diverte catequistas

05 de outubro de 2016 Arquidiocese

Reaproveitando materiais e trabalhando a criatividade, os catequistas da Região Pastoral Mariana Norte participaram de oficinas de artesanato no sábado, 1 de outubro, no Centro Arquidiocesano de Pastoral, em Mariana. Uma oficina de espiritualidade também foi oferecida ao grupo.

“A oficina foi ótima. Tivemos a oportunidade de aprender o passo a passo de cada objeto e para nós, que somos catequistas, isto é muito bom. Vamos ter a oportunidade de desenvolver um trabalho diferenciado na catequese. Um trabalho mais dinâmico”, conta Eva Maria dos Reis, da paróquia de Santa Efigênia de Ouro Preto.

Divididos em grupos e utilizando caixinhas de leite, garrafas PETs, papel crepom e outros materiais os participantes confeccionaram imagens de Nossa Senhora, flores e animais para presépio.

Graça Assunção da paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana, explica que essas oficinas fazem parte da formação proposta no plano de catequese. “Dentro da proposta deste ano teríamos uma formação voltada para oficinas. A ideia é que essas oficinas sejam levadas para as paróquias e as comunidades, para trabalhar com as crianças. Foram oficinas fáceis. De um matéria fácil de encontrar e trabalhar. Então todas as oficinas foram bem objetivas e atendendo ao nosso plano arquidiocesano. E essa é uma maneira diferente e envolvente de trabalhar com as crianças e os adultos”, afirma.

A interação da formação, também, foi um ponto destacado pelos participantes. “Todos estavam ajudando a todos. Aqui não existiu coordenador e sim catequistas dispostos a aprender e a ensinar”, ressalta Eva.

Agenda