sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Ordenação episcopal

22 de fevereiro de 2017 Arquidiocese

A Arquidiocese de Mariana convida a todos para a ordenação episcopal do monsenhor Geovane Luiz da Silva, nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte. A celebração será no dia 25 de março, às 10h, na basílica de São José, em Barbacena-MG.

O arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha será o ordenante principal. Os consagrantes serão o arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo e o bispo de Leopoldina, Dom José Eudes Campos do Nascimento.

Monsenhor Geovane escolheu como lema para o seu episcopado “Sit amoris officium” (Seja serviço de amor). A frase é tirada do comentário de Santo Agostinho ao capítulo 21 do Evangelho de São João e citada por São João Paulo II na Exortação Apostólica pós Sinodal “Pastores dabo vobis”.

Biografia

Quarto filho do casal José Sabino da Silva e Antônia Ferreira da Silva, monsenhor Geovane nasceu em Barbacena, aos 21 de junho de 1971, mas cresceu e viveu na cidade de Carandaí (MG) onde foi ordenado padre no dia 21 de junho de 1997 após cursar filosofia e teologia no Seminário São José de Mariana.

Ele estudou Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde obteve, em 2005, o título de mestre com a tese “Sacrosanctum Concilium 59: elementos de teologia sacramental”. Possui Pós-graduação em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Monsenhor Geovane foi vigário paroquial, na paróquia de Santa Efigênia, em Ouro Preto; pároco, vigário paroquial e administrador paroquial da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Mariana. Desde 2011 é pároco da paróquia Nossa Senhora da Piedade, em Barbacena, Região Pastoral Mariana Sul.

Exerceu, ainda, as funções de Vigário Episcopal para a Região Mariana Sul (2013-2016); assessor da pastoral litúrgica nesta mesma Região; Diretor do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra de Mariana (1999-2003). Desde 1999 é membro do Conselho da Fundação Cultural da Arquidiocese de Mariana.

Monsenhor Geovane torna-se o 52º bispo que estudou no Seminário de Mariana. Antes dele,em 2012, Dom José Eudes Campos do Nascimento foi nomeado bispo da diocese de Leopoldina.

Agenda