quarta-feira

, 24 de abril de 2024

14º Encontro do Movimento Fé e Política pensou a política como instrumento de transformação

24 de março de 2022 Arquidiocese

Aconteceu no último sábado, 19 de março, o 14º Encontro do Movimento Fé e Política da Arquidiocese de Mariana. Com o tema “Reafirmar a Política como instrumento de transformação da sociedade”, o evento foi realizado na Associação de Amigos e Moradores do Bairro Barro Preto, em Mariana (MG).

À ocasião, Pedro Aguiar, de Belo Horizonte (MG), fez uma análise de conjuntura social, política e econômica, mostrando os desafios que os cristãos têm neste período e as suas responsabilidades na construção da sociedade do bem viver. Por sua vez, Coordenador Arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, Padre Geraldo Martins, analisou a conjuntura eclesial e trouxe alguns elementos que colocam a todos na dinâmica a partir da visão do Papa Francisco.

O sacerdote também ressaltou pontos importantes da Exortação Apostólica Amoris Laetitia e das Encíclicas Laudato Si e Fratelli Tutti.  Além disso, ele falou sobre a Economia de Francisco e Clara, demonstrando a responsabilidade de todos, enquanto cristãos e cristãs, de se envolverem na política. “Para transformar é preciso ‘almar’ a economia; é preciso ‘almar’ a política”, disse pontuando os desafios existentes na América Latina e no Brasil.

Por fim, Padre Geraldo chamou a atenção para o momento atual da Arquidiocese de Mariana, de colocar em prática o novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE), e que todos possam se empenhar no processo de escuta do Sínodo 2021-2023, pois, para reencantar a política, “entendemos que é preciso nos aproximamos das pessoas para vencermos o clima de ódio estabelecido e implementar ações que nos levem a cultura da paz”.

Na sequência, a Representante Leiga da Dimensão Sociopolítica, Silene Gonçalves, apresentou o que é o “Movimento Fé e Política”, seus objetivos e a sua importância para animar os cristãos leigos e leigas na militância política.

Projeto Despertar Cidadão

Outra temática abordada foi o projeto “Desperta Cidadão”, apresentado pelo Deputado Padre João. Segundo ele, a iniciativa está em curso na Arquidiocese de Mariana há 21 anos e trabalha a inserção, a motivação, organização e acompanhamento das lideranças cristãs na política partidária no exercício dos mandatos.

Ainda, Leleco Pimentel abordou alguns eixos de atuação que permeiam a caminhada do Movimento Fé e Política como o compromisso com o direito à cidade, com a questão da moradia, regularização fundiária, agricultura, agroecologia, a luta junto à educação do campo e o combate à mineração predatória e aos agrotóxicos, reafirmando a luta junto aos atingidos e às minorias e em defesa da vida. Os presentes se comprometeram com o projeto.

Ao final do encontro, o Padre Marcelo Santiago fez o envio dos dois companheiros: Leleco e Padre João.

Texto: Silene Gonçalves

Imagens: Arquivo da Escola Fé e Política Dom Luciano

Veja também:

Lançamento do novo PAE marca o encerramento do 32º Encontro de Presbíteros e Diáconos

Secretaria do Sínodo e Congregação para o Clero motivam participação dos presbíteros no processo sinodal

CNBB confirma debate com candidatos à Presidência da República nas eleições deste ano

Agenda