sexta-feira

, 26 de abril de 2024

CAP planeja ações para implementação do PAE

18 de fevereiro de 2017 Arquidiocese

O Conselho Arquidiocesano de Pastoral (CAP) apontou os próximos passos para a implementação do Projeto Arquidiocesano de Pastoral (PAE 2016-202) em sua reunião realizada nessa sexta-feira, 17, no Centro de Pastoral em Mariana.

“É missão deste conselho acompanhar, supervisionar a implementação do que foi aprovado em assembleia. A assembleia é a expressão da própria Igreja particular de Mariana. Bispo, presbíteros, diáconos, leigos e religiosas reunidos aprovaram este projeto que não é somente para as coordenações. É para todas as expressões de Igreja que se encontram no território compreendido pela arquidiocese de Mariana. Nós estamos representando a Igreja particular de Mariana na sua variedade, na sua diversidade, mas também na sua unidade. Que este conselho possa, ao longo de seu mandato, acompanhar de perto, estimular, ajudar para que em todas as instâncias e todas as expressões eclesiais possam de fato se comprometer com aquilo que o espírito de Deus diz a essa Igreja”, disse o arcebispo de Mariana, Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Equipe arquidiocesana

A criação de uma equipe arquidiocese, para formar as equipes das foranias, foi um dos pontos apresentados para as estratégias de implementação. Segundo o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Geraldo Martins, o desejo é que o PAE chegue a todas instâncias da Arquidiocese e as foranias são essa chave para que isso ocorra.

“A ideia é que cada forania tenha uma equipe. A equipe diocesana formará as equipes de forania nas regiões. Teremos cinco encontros, um em cada região pastoral, para preparar esses grupos, afim de que eles animem a recepção do PAE e seus encaminhamentos nas paróquias. Outra tarefa da equipe diocesana é acompanhar os encontros de coordenações de pastorais e movimentos para apresentar o documento e motivar essas pastorais a se inspirarem no Projeto de Evangelização no planejamento de suas atividades”, afirma padre Geraldo.

Encontro de coordenadores paroquiais

Um encontro com os coordenadores dos conselhos paroquiais (CCP) está marcada para o dia 26 de março, em Mariana. Neste encontro a equipe arquidiocesana irá apresentar o PAE e ressaltar a importância da implementação do projeto até 2020.

O lançamento oficial do Projeto Arquidiocesano de Evangelização nas paróquias será realizado no dia 2 de abril.

Outros questões do CAP

Durante a reunião do Conselho Arquidiocesano de Pastoral outras questões como o Encontro de Comunicadores com Dom Geraldo, informes da Pastoral do Menor e da Dimensão Sociopolítica, também, foram apresentados.

Para saber como adquirir o PAE leia: Novo Projeto Arquidiocesano de Evangelização já está à venda

Agenda