sábado

, 20 de agosto de 2022

Apostolado da Oração da Basílica do Sagrado Coração de Jesus celebra 57 anos

04 de março de 2022 Arquidiocese

Foto da capa: Mauro Dutra de Faria

O Apostolado da Oração da Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete (MG), celebra nesta sexta-feira, 04 de março, 57 anos de sua fundação. Para marcar a data, em comunhão com a primeira sexta-feira do mês já tradicionalmente dedicada à devoção ao Sagrado Coração de Jesus, missas serão celebradas às 7h, 15h e 19h em ação de graças pelo grupo que, atualmente, é chamado de Rede Mundial de Oração do Papa.

“Com o coração transbordante de alegria e gratidão recordamos o distante ano de 1965, quando, em uma primeira sexta-feira do mês de março na recém-criada Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no município de Conselheiro Lafaiete, surgia uma grandiosa associação, que já estava consolidada em todo Brasil e no mundo: o Apostolado da Oração”, conta o Coordenador do Grupo do Apostolado da Oração local, Leonan France de Rezende.

Segundo Leonan, o Apostolado da Oração foi fundado pelo Monsenhor Hermenegildo Adami Carvalho e confiado aos cuidados da senhora Genny Paes Sanna, primeira presidente, zelosa apóstola do Divino Coração e grande colaboradora paroquial. “Naquele primeiro momento a associação contou com a participação de 56 associadas, que se transferiram, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, primeira Matriz da cidade. A semente foi lançada em solo fértil e se frutificou e, com isso, o Apostolado da Oração se tornou um dos pilares de sustentação da vida espiritual da paróquia, se tornando à associação católica com o maior número de fiéis da cidade”, recorda.

De acordo com um levantamento realizado em 2021, o grupo possui 574 membros participantes inscritos. “O nosso grupo do Apostolado da Oração é privilegiado, pois entre nossas zeladoras inativas, ou seja, aquelas que estão afastadas das suas funções, temos uma zeladora que irá completar 103 anos, nossa querida e muita amada Dona Sebastiana de Araújo Campos”, conta o coordenador.

Missão do Apostolado

Para Leonan, “o grupo do Apostolado da Oração, ao nascer em nossa paróquia, cresceu com uma grande missão de ser colaborador no crescimento e propagação da fé no Cristo que se dá a nós nas Espécies Eucarísticas do Pão e do Vinho, Corpo entregue e Sangue derramado, mas também no compromisso de fazer com que o Coração de Jesus, fosse mais conhecido, amado e honrado. É fazer com que o incêndio do vosso Amor, possa se alastrar por toda à terra. Eis uma grande responsabilidade frente aos enormes desafios do cotidiano”.

Assim como as demais pastorais e movimentos, Leonan aponta que o grupo também foi afetado pela pandemia. Diante disso, para dar continuidade às atividades, o grupo viu as redes sociais, especialmente, no Facebook e no WhatsApp, como ferramentas indispensáveis para evangelizar. “Vamos nos modernizando para levar aos quatro cantos da terra, através da Internet, as práticas devocionais do Apostolado da Oração”, comenta o coordenador do grupo da Basílica.

Segundo ele, “a missão do Apostolado da Oração é rezar pela missão da Igreja e despertar a capacidade missionária dos católicos, por meio de uma relação pessoal e profunda com Jesus, com o Seu Sacratíssimo Coração. É uma oração ligada com o mundo. Por isso, hoje vamos nos definindo como uma Rede Mundial de Oração e Serviço atenta às necessidades e desafios da humanidade e da missão da Igreja, que reconhecemos nas intenções mensais de oração propostas pelo Papa”.

“Elevemos uma prece de Ação de Graças ao bom Deus pelos 57 anos de existência do grupo do Apostolado da Oração. Pedimos a Ele, por meio de Seu Filho, graças mais abundantes e numerosos frutos para o nosso brioso grupo do Apostolado da Oração do Santuário Basílica do Sagrado Coração de Jesus! Que seja amado por toda parte o Imortal Coração de Jesus nosso Rei e nosso Deus!”, finaliza Leonan.

Jornal Pastoral

O Jornal Pastoral, em sua edição nº 317, contou um pouco sobre essa história de fé e devoção ao Sagrado Coração de Jesus. Para ler, CLIQUE AQUI.

Com a colaboração de Leonan France de Rezende, Coordenador do Grupo do Apostolado da Oração da Paróquia Basílica do Sagrado Coração de Jesus, em Conselheiro Lafaiete – MG.

Imagens: Arquivo do Apostolado da Oração

Veja também:

Já está definida nova coordenação do grupo do apostolado da oração da Basílica Sagrado Coração de Jesus

Basílica de Conselheiro Lafaiete celebra centenário da bênção da imagem do Sagrado Coração de Jesus

Basílica do Sagrado Coração de Jesus comemora os 150 anos de fundação do Apostolado da Oração no Brasil

Agenda