quinta-feira

, 12 de dezembro de 2024

Arquidiocese de Mariana celebra o Mês Vocacional com ordenações presbiterais

07 de agosto de 2024 Arquidiocese

Cartaz do Mês Vocacional 2024. Imagem: CNBB

Tradicionalmente, durante agosto, a Igreja no Brasil se dedica a rezar pelas vocações. Na Arquidiocese de Mariana, esse momento de oração será ainda mais especial com a acolhida de três novos padres para o clero marianense.

Abrindo a primeira das duas ordenações presbiterais deste mês, acontece neste sábado, 10 de agosto, a ordenação do Diácono Fabrício Lopes Fernandes. A celebração será realizada às 10h, no Poliesportivo da Escola Estadual Dom Óscar de Oliveira, em Pedra Bonita (MG), e terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Arquidiocese.

Já no dia 24 de agosto, em Barbacena (MG), serão ordenados sacerdotes os Diáconos Carlos Geovane Nunes Magri e José Mário Santana Barbosa. A Santa Missa com o rito de ordenação será realizada na Basílica São José Operário, às 10h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese.

Da esquerda para a direita: Diáconos José Mário, Fabrício e Carlos Geovane. Foto: Caio Amora

O que é o Mês Vocacional?

O Mês Vocacional é um chamado à oração, reflexão e realização de gestos concretos que ajudem a promover as vocações em seus diversos aspectos: sacerdotal, religiosa, consagrada e leiga.

Segundo o Promotor Vocacional da Arquidiocese de Mariana, Padre Rosemar Marcos Condé, esse período é um convite para intensificar as orações, pedindo ao Senhor da Mestre que continue mandando operários para a sua vinha.

“É também uma oportunidade de aprofundarmos sobre a dinâmica vocacional, este convite que é feito aos jovens: a pensar sobre a sua vocação através dos encontros de Despertar Vocacional, buscando assim responder ao Chamado de Deus para sua vida”, enfatiza.

Ao longo de agosto, a Arquidiocese de Mariana tem realizado encontros de Despertar Vocacional nas regiões pastorais. Neste fim de semana, dias 3 e 4, foram as vezes das Regiões Mariana Leste e Norte acolherem os eventos. Já nas Regiões Sul, Centro e Oeste acontecerão, respectivamente, em 17, 25 e 31 de agosto. Saiba mais aqui

Cartaz 2024

Imagem: CNBB

Essa iniciativa da Igreja no Brasil foi instituída em 1981, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que anualmente propõe uma temática que guia as meditações desse período. Neste ano, em preparação para o Jubileu 2025, o tema escolhido foi “Igreja como uma sinfonia vocacional” e o lema “Pedi, pois, ao Senhor da Messe” (Mt 9, 38).

O cartaz do mês vocacional é inspirado no convite do Papa Francisco para sermos, enquanto Igreja, uma Sinfonia Vocacional. A identidade visual foi desenvolvida pelo Irmão Luiz Carlos Lima. Segundo ele, “Jesus, é aquele que rege essa grande sinfonia de vocações, dons e carismas”.

“Ele, com seu grande coração, se move a convidar, animar e acompanhar os vocacionados e as vocacionadas em seus mais diferentes chamados. Ao mesmo tempo, esse movimento parte da Igreja, mas sai dela, como nos convida o Papa Francisco: para que sejamos uma ‘Igreja em saída’”, explicou em entrevista à CNBB.

Subsídio vocacional

Para ajudar nas reflexões do Mês Vocacional, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Arquidiocese de Mariana disponibilizou o roteiro da “Hora Santa” para ser rezado em comunidade.

Baixe o subsídio:

Hora Santa Vocacional – agosto de 2024