quinta-feira

, 25 de abril de 2024

Celebrando a unidade, Missa do Crisma aconteceu em Mariana

10 de abril de 2022 Arquidiocese

“Que Deus nos conceda a graça de sermos cada vez mais unidos”. Com essa frase, o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, iniciou a Missa da Unidade realizada neste sábado, 09 de abril, na Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, em Mariana (MG). À ocasião, padres, diáconos, seminaristas, alguns representantes de comunidades dos religiosos e religiosas e fiéis leigos e leigas, além do Bispo Emérito de Oliveira, Dom Francisco Barroso Filho, estiveram presentes.

Também chamada de Missa do Crisma ou dos Santos Óleos, essa celebração é realizada tradicionalmente na Arquidiocese de Mariana no sábado que antecede ao Domingo de Ramos.

Os óleos antes de serem abençoados.

Enfatizando que essa Missa é concelebrada com o presbitério, em sua homilia, ao comentar a leitura do Evangelho, Dom Airton recordou que Jesus foi ungido para evangelizar os povos, libertar os cativos, curar os doentes e trazer vida em plenitude. “Somos discípulos seguidores Daquele que veio para viver de modo intenso o amor que Deus tem por cada um de seus filhos, a ponto de dar a sua vida na Cruz; a ponto de não pensar em si mesmo, mas na salvação das pessoas através da sua entrega total”, disse.

De acordo com o Arcebispo, a Missa da Unidade, quando também as promessas sacerdotais são renovadas, é também uma oportunidade de cada presbítero pensar em seu ministério. “O nosso ministério não é propriedade nossa. Somos padres por participação no sacerdócio de Cristo. […] Vejam como Deus é bondoso conosco: participamos de algo tão grande, mesmo sendo pecadores”, afirmou Dom Airton.

Ressaltando que cada sacerdote tem o compromisso de administrar esse dom recebido de Nosso Senhor em benefício do Povo de Deus, Dom Airton finalizou sua reflexão apontando que Jesus Cristo marcou de tal forma os ministros ordenados com o seu sacerdócio que não se pode voltar para trás e, por isso, devem caminhar juntos. “Nós temos que nos ajudar”, solicitou.

Santo Óleos

Após a homilia, foram celebrados os três importantes momentos que marcam a Missa da Unidade: a renovação das promessas sacerdotais, a bênção dos óleos dos Catecúmenos e dos Enfermos e a consagração do óleo do Crisma, único que recebe uma porção de bálsamo e o sopro do Arcebispo representando o sinal do Espírito Santo. “Os Santos Óleos, precisamos entender, são fundamentais. Não são mais óleos, são sinais sacramentais da Graça de Deus”, explicou Dom Airton.

Importância

Para o diretor da Comunidade do Propedêutico, Padre Sérgio José da Silva, participar dessa celebração é significativo, pois evidencia a comunhão e unidade com o Arcebispo, o primeiro responsável pela Arquidiocese de Mariana, mas também com o Povo de Deus irá ser ungido com os óleos abençoados durante a administração dos sacramentos. “Esse é um momento importante em que nos reunimos ao redor do nosso Pastor para proclamar a alegria do Cristo Ressuscitado e mostrar, sobretudo, essa nossa comunhão com o presbitério”, comentou.

Por sua vez, o seminarista do 4º ano de Teologia, José Mário Barbosa, relatou que a Missa do Crisma é uma oportunidade positiva de acompanhar a unidade de toda Igreja Particular ao redor do seu Pastor, que está sempre em colaboração dos presbíteros que o ajudam e de todas as lideranças leigas. “Representa também essa dimensão eclesial de todos ao redor de Cristo Pastor que nos congrega e nos envia em missão”, comentou. 

Participando pela primeira vez da celebração, a leiga Greice Kelly Martins descreveu a sua emoção em acompanhar a Missa da Unidade. “É muito bonito. Acho que fortalece ainda mais a fé da gente”, opinou a paroquiana da Paróquia de São Sebastião, em Sem Peixe (MG).

Ao final da celebração, Dom Airton cumprimentou os padres presentes e os entregou os Santos Óleos abençoados e documento contendo as orientações e normas para as celebrações da Semana Santa deste ano.

Confira mais fotos em nossa página no Facebook: CLIQUE AQUI

Veja também:

Missa do Crisma e da Unidade: conheça o trabalho feito por leigos e leigas na distribuição dos Santos Óleos

Os óleos abençoados na Missa do Crisma: saiba quais são e a composição deles

Dom Airton divulga orientações para as celebrações da Semana Santa

Agenda