sexta-feira

, 26 de novembro de 2021

Clero Marianense se reuniu em encontro regional na última quinta-feira (18)

22 de novembro de 2021

Foto da capa: Encontro da Região Norte – Créditos: Ihudison Coelho

Na última quinta-feira, 18 de novembro, aconteceu o encontro com clero presente em de cada região pastoral da Arquidiocese de Mariana. O evento deu sequência à reunião virtual, que ocorreu entre padres e diáconos junto ao Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, no dia 09 deste mês.

Confira como foi o encontro em cada região:

Região Sul

Encontro da Região Mariana Sul – Créditos: Padre Daniel Ângelo Henriques

Na Região Mariana Sul, a reunião marcou, com alegria, o retorno dos encontros presenciais entre os sacerdotes e os diáconos. Realizada na Paróquia São Sebastião, em Correia de Almeida (MG), inicialmente, foi feita uma análise individual sobre a caminhada e a experiência desta vivência do ministério em meio a pandemia, como também avaliação sobre o trabalho realizado nas foranias, paróquias e comunidades da região.

Segundo o Representante dos Presbíteros da Região Mariana Sul, padre Daniel Ângelo Henriques, durante o encontro, os participantes discutiram também, sugestões de mudança nas estruturas dos conselhos paroquiais, da Arquidiocese e regionais. Ainda, outros assuntos presentes na pauta foram a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e o Sínodo dos Bispos, pensando os encaminhamentos necessários.

Região Leste

Encontro da Região Mariana Leste – Créditos: padre Lindomar Bragança

Reunidos no Chalé do Turvo, em Guaraciaba (MG), os sacerdotes da Região Mariana Leste conversaram sobre os trabalhos da pastoral em tempos de pandemia. No total, 37 padres estiveram presentes. Conforme o Vigário Episcopal da Região Leste, padre Ronaldo Gomes Chaves, o encontro foi um momento de bastante reflexão.

“Abordamos bastante a questão da nossa atualidade vivencial: como programar, preparar, como viver esse tempo de crise, devido à pandemia, como continuar, como nos organizar como Igreja, iluminados pela inspiração, intuição profética do Papa Francisco, que nos conclama e nos convida a viver esse tempo sinodal em preparação ao Sínodo dos Bispos. Nosso caminho sempre foi, há um bom tempo nessa linha, e, agora, estamos sendo chamados a intensificar”, destacou padre Ronaldo.

Região Oeste

Encontro da Região Mariana Oeste – Créditos: Andrea Valetim

De acordo com o representante dos presbíteros da Arquidiocese de Mariana, padre Paulo Barbosa, mais conhecido como padre Paulinho, o encontro da Região Mariana Oeste, que ocorreu na Paróquia do Bom Pastor, em Conselheiro Lafaeite (MG), contou com a presença de cerca de 30 participantes, que juntos refletiram sobre os desafios e esperanças dos ministérios presbiteral e diaconal neste momento. Ainda, trabalhou-se em cima de um texto que abordava a importância das foranias, da articulação pastoral e da centralidade desse serviço na vida da Arquidiocese. À ocasião, foi pensado e proposto um encontro com leigos e leigas, a fim de discutir os limites geográficos das foranias, repensando se devem continuar, abranger ou se articular com outras foranias da região.

Além disso, conforme padre Paulinho, também esteve no contexto da conversa a Igreja Sinodal nos seus três aspectos vividos: comunhão, participação e missão. Finalizando, os participantes discutiram na reunião a preparação para novos coordenadores, novos vigários episcopais, coordenação de pastoral e a preparação para a Assembleia Arquidiocesana.

Região Norte

Encontro da Região Mariana Norte – Créditos: padre Enzo dos Santos

A reunião dos padres e diáconos da Região Mariana Norte ocorreu na casa da Etapa do Discipulado/Seminário de Filosofia, em Mariana (MG). O encontro teve como objetivos discutir a organização e estrutura da pastoral da Arquidiocese de Mariana, como também orientações e critérios de nossa Igreja Particular para alteração dos limites paroquiais, além de questões próprias que correspondem a Região Norte.

Segundo o Vigário Episcopal da Região Norte, Cônego Nedson Pereira de Assis, a reunião foi bem aproveitada. “O encontro em si me surpreendeu. O número de padres foi muito participativo e os assuntos apresentados foram ricos. Foi um momento de reflexão e de partilha, mas também um momento oportuno de rever todos os padres que ali estiveram, das três foranias da Região Norte. Todos muitos animados, graças a Deus, e já constando o retorno das atividades [presenciais] em várias paróquias”, disse destacando a consciência dos sacerdotes da missão de retomar os trabalhos de evangelização em todas as comunidades.

Região Centro

Encontro da Região Mariana Centro – Créditos: Heloiza Maria Milagres

Na Região Mariana Centro, o encontro também foi marcado com a grande presença do clero que esteve reunido no Centro Pastoral Dom Luciano Mendes, em Piranga (MG). Assim como nas demais regiões, os participantes refletiram sobre o momento e as crises vividas na pandemia.

De acordo com o Vigário Episcopal, padre José Geraldo de Oliveira, no encontro eles avaliaram e o trabalho feito até ali, a partir das foranias, paróquias e comunidades da regional, o retorno às atividades presenciais, do mesmo modo que debateram e indicaram novas funções arquidiocesanas, conforme solicitado pelo Arcebispo Dom Airton. Como nas outras regiões, os participantes também falaram conversaram sobre a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e o Sínodo dos Bispos.

Confira também:

Padres da Região Mariana Leste discutem sobre trabalhos pastorais pós-pandemia

Padres e Diáconos da Região Mariana Norte realizam encontro presencial

Clero Marianese se reúne virtualmente com Dom Airton 

VEJA TAMBÉM