sábado

, 02 de julho de 2022

Igreja celebra, entre os dias 22 e 26 de junho, o X Encontro Mundial das Famílias

22 de junho de 2022 Igreja no Mundo

Tem início nesta quarta-feira, 22 de junho, o X Encontro Mundial das Famílias. Celebrado em todas as dioceses do mundo até o próximo dia 26, pela primeira vez, o encontro ocorre de forma multicêntrica, conforme o desejo do Papa Francisco, com atividades na sede principal e em todas as Igrejas particulares do planeta.

Tendo como base a Exortação Apóstólica pós-sinodal Amoris Laetitia do Santo Padre, o tema escolhido para o evento é “Amor em família: vocação e caminho da santidade”. De Roma, participarão delegados das Conferências Episcopais de todo o mundo, sendo a brasileira composta por 33 pessoas.

Com o novo formato escolhido pelo Papa Francisco, cada Igreja Particular foi convidada a organizar eventos semelhantes em suas comunidades locais. Em todo o país já estão agendadas lives, encontros, missas, retiros, entre outras atividades voltadas para as famílias.

A ideia, no Brasil, é que todas as paróquias, em suas missas, façam uma abertura. Os três dias que seguem, que todos também se comprometam a ter momentos de lives, de encontros, de aprofundamento dentro dos temas vocação, santidade, amor familiar, que exatamente é a força que vai trazer novamente esse incentivo à Pastoral Familiar em todo o Brasil“, explica o Bispo Diocesano de Rio Grande (RS) e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da CNBB, Dom Ricardo Hoepers.

Abertura nacional

Pode ser uma imagem de 1 pessoa, em pé e texto que diz "TESTGRAL FASLE BRASIL ENCONTRO MUNDIAL DAS FAMÍLIAS ABERTURA NACIONAL Dom Ricardo Hoepers preside a Missa de abertura nacional 22/6-18h00 Basílica histórica de Nossa Senhora Aparecida Transmissão: TV Aparecida ENCONTRO MUNDIAL AAMLAS 022 JUNHO2"

O bispo, que é o referencial da Pastoral Familiar no país, vai presidir a missa de abertura nacional, no dia 22 de junho, às 18h, na basílica histórica de Nossa Senhora Aparecida. A eucaristia terá transmissão da TV Aparecida.

Já no encerramento, dom Ricardo destaca o pedido para que todas as dioceses, no domingo, 26, “tenham uma missa especial, um grande encerramento, com o envio das famílias, com a bênção das famílias, momento de convivência”.

Carta às famílias

Pode ser uma imagem de texto

Também em cada diocese, os bispos foram motivados a escreverem uma mensagem às famílias de sob seu cuidado pastoral. “Depois, nós vamos reunir todas as cartas dos bispos e vamos fazer um livro que será um marco para o Brasil, para mostrar também que a Pastoral Familiar tem muito a dizer sobre família”, projetou Dom Ricardo Hoepers.

Transmissão direto de Roma

A programação diretamente de Roma também será transmitida pelo Sistema Canção Nova (rádio, TV e Youtube), a TV Século 21, o Canal Vatican News, em Português e da Diocese de Roma, no Youtube, e as redes sociais da Comissão Nacional da Pastoral Familia. 

Na TV Canção Nova, os destaques são os momentos com a presença do Papa Francisco: já nesta quarta-feira (22), às 13h, no Festival das Famílias. No sábado (26), às 12h15, o Santo Padre presidirá uma missa. Por fim, no domingo, às 12h30, o Pontífice rezará o Angelus e fará o Envio das Famílias. O canal Canção Nova Play, no Youtube, trará a íntegra de todo evento.

Já na TV Século 21, além da participação do Papa no evento, terá a transmissão de outros momentos:

Quinta-feira (23)
3h30 às 4h30 – Santa Missa na Basílica de São Pedro
5h15 às 5h45 – Conferência 1 – Igreja doméstica e sinodalidade

Sexta-feira (24)
3h30 às 4h30 – Santa Missa na Basílica de São Pedro
5h15 às 5h45 – Conferência 3 – Identidade e missão da família cristã

Sábado (25)
3h45 às 4h45 – Adoração Eucarística
5h15 às 5h45 – Conferência 5 – Família, um caminho de santidade

Subsídios

No site oficial do evento, uma série de materiais como oração, hino, kit pastoral e Adoração Eucarística foi disponibilizado para ajudar a vivenciar este momento nas Igrejas Particulares. Faça o download AQUI

Com informações do portal Vida e Família, CNBB e site do X Encontro Mundial das Famílias

Veja também:

Delegação brasileira se prepara para participar das atividades do X Encontro Mundial das Famílias, em Roma

Dom Ricardo: X Encontro Mundial das Famílias é momento oportuno para fortalecer a Pastoral Familiar no Brasil

“A família deve ser uma prioridade no mundo inteiro”, disse Dom Ricardo Hoepers sobre o 10º Encontro Mundial das Famílias

Evento multicêntrico: como será a celebração do X Encontro Mundial das Famílias no Brasil

Mensagem do Papa Francisco para o VI Dia Mundial dos Pobres