sábado

, 20 de abril de 2024

Paróquia Santo Antônio, em Santa Bárbara, celebra 300 anos de criação

16 de fevereiro de 2024 Arquidiocese

A cidade de Santa Bárbara (MG), Região Pastoral Mariana Norte, vive dias de júbilo e expectativa pelas festividades do tricentenário de fundação de sua paróquia mais antiga: a Paróquia Santo Antônio, fundada em 16 de fevereiro de 1724, pelo bispado do Rio de Janeiro.

Para tão importante ocasião, o centro histórico, desde o início de fevereiro, está ornamentado com trezentas flâmulas nas cores do brasão paroquial. Da mesma forma, na entrada da cidade foi instalado um marco muito especial: a bela imagem de Santo Antônio trazendo nos braços o Menino-Jesus.

Esse marco comemorativo do tricentenário, sinal visível da graça de Deus ao conceder ao povo desta cidade a figura de Santo Antônio como padroeiro, é fruto da união da comunidade. O monumento será inaugurado nesta sexta-feira, dia 16, em solenidade com a presença do Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, a partir das 18h.

Para o Pároco Local, Padre Darci Fernandes Leão,“ celebrar o tricentenário da paróquia é elevar a Deus uma prece de gratidão a Ele pelo dom de seu amor derramado no coração de tantas pessoas ao longo destes três séculos. Quanto bem essa paróquia, seus pastores e fiéis realizaram e realizam! Celebrar essa data é louvar a Deus por tantos benefícios e pela Graça inestimável do encontro com Cristo. Marcados por tão grande dádiva, esperamos que todos os paroquianos se tornem missionários do Evangelho e fiéis seguidores de Jesus, propaguem a Boa Nova para que encerrem as guerras, a polarização conflituosa e que, inspirados na Campanha da Fraternidade desse ano, reivindiquemos sim a justiça, mas também vivamos o Dom de sermos todos irmãos, reconheçamos e vivamos a verdadeira Fraternidade!”.

Por ocasião do tricentenário, o Papa Francisco enviou uma bênção apostólica, causando grande comoção aos fiéis.

As festividades

As comemorações foram iniciadas em 16 fevereiro de 2023, quando foi aberto o “Ano de Santo Antônio” com a Santa Missa presidida por Dom Airton, em vista dos 300 anos. Essa atividade foi planejada pelo então pároco, Padre Elias Bartolomeu, falecido em 1º de março de 2023.

“O Padre Elias [foi quem] idealizou essas comemorações, convocou uma comissão paroquial para isso e falava desse momento com muita esperança de um forte despertar dos fiéis para a vivência de uma fé sempre mais comprometida na realização do Bem. Que ele junto de Deus receba a recompensa de todo bem que realizou nos 20 anos à frente dessa paróquia. Muito gratificante ouvir o povo expressar o carinho e a gratidão para com Ele!”, frisou Padre Darci.

Ao longo do ano jubilar, uma série de ações aconteceram na paróquia, como a gincana do tricentenário e o acolhimento, em 13 de novembro de 2023, da relíquia de segundo grau de Santo Antônio.

Neste ano, as celebrações do tríduo começaram na terça-feira, 13 de fevereiro, tradicionalmente celebrado na paróquia como dia votivo ao padroeiro. Na data, a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Auxiliar Eleito para a Arquidiocese de Goiânia (GO).

No dia 14, Quarta-Feira de Cinzas, a Igreja abriu oficialmente a quaresma com a Missa e imposição das cinzas. Na véspera solene, dia 15, foi realizada uma vigília eucarística após a Santa Missa das 19h30, quando foi entoado o “Te Deum”.

A vigília se estendeu até à meia-noite, com a participação de todos os movimentos paroquiais, quando foi concedida a bênção do Santíssimo Sacramento, a primeira do quarto século de fundação da Paróquia.

Dia solene

Marco será abençoado por Dom Airton hoje.

Nesta sexta-feira, 16 de fevereiro, tendo os sinos da Matriz anunciado a chegada da tão esperada data desde a meia-noite, os fiéis se reunirão às 17h30 na entrada da cidade para acolher o Arcebispo Metropolitano de Mariana, que irá abençoar o marco comemorativo do tricentenário.

Em seguida, uma bela carreata, ao som do hino do tricentenário, irá em direção à Matriz de Santo Antônio, onde a Santa Missa será celebrada com júbilo e solenidade, às 19h30. As festividades se encerram com distribuição de bolo no adro da igreja.

Assim, ao comemorar 300 anos, celebramos um renovar da fé e, sobretudo, da gratidão ao Deus altíssimo e sapientíssimo que, por intercessão de Santo Antônio, nos permitiu chegar até aqui!

Conheça o hino comemorativo em:

Texto: Natanael Kafuri e Thalia Gonçalves

Fotos: Natanael Kafuri

Este texto foi atualizado para acrescentar o depoimento do pároco em 16/02/2024 às 15h07

Leia também:

Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Catas Altas, festeja 300 anos de sua criação

Paróquia Santo Antônio, em Ouro Branco, celebra os 300 anos de fundação

Agenda