sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Paróquia São José, em Ressaquinha, promove o II Despertar Vocacional com Pré-Adolescentes

10 de agosto de 2022 Arquidiocese

A Equipe Vocacional Paroquial (EVP) da Paróquia de São José, em Ressaquinha (MG), promoveu no último fim de semana o II Despertar Vocacional com Pré-Adolescentes. Com o salão paroquial cheio, o encontro foi uma verdadeira bênção e marcou o reinício dessas atividades depois da fase mais severa da pandemia.

O encontro inspirou-se no tema e no lema do Mês Vocacional 2022, “Cristo Vive! Somos suas testemunhas” e “Eu vi o Senhor” (Jo 20,19). À ocasião, o pároco recém-empossado, Padre Emerson José da Silva, proferiu a palestra como o tema “Somos todos chamados”, na qual ressaltou que vocação é dom, graça e missão. Ainda, ele pontou “são nos pequenos detalhes da vida que percebemos o chamado de Deus, naturalmente”.

No segundo momento do encontro, foram estudados cada um dos elementos constitutivos do cartaz do Mês Vocacional 2022  e, a partir deles, alguns meninos montaram um grande painel para ficar em exibição.

Depois de ter assimilado a mensagem do cartaz, os participantes foram desafiados em uma vivência a fazerem, em grupos, fotos-montagem. Primeiro dividiram-se nas funções: as pessoas que interpretariam os papéis de Jesus e Maria Madalena e quem seria o responsável pela fotografia, a direção de cena, figurino, caracterização e cenário. Tudo isso para que a foto ficasse o mais parecida possível com o cartaz.

Cada grupo recebeu um kit com as vestimentas e elementos necessários a uma boa caracterização. Os participantes adoraram a atividade de “estúdio de fotografia e marketing católico”. Ainda, alguns adolescentes afirmaram que descobriram na dinâmica a sua vocação. Já no plenário final, eles puderam dizer o que levariam de mensagem do cartaz e dessa experiência para a sua vida.

A animação ficou por conta das Irmãs da Imaculada de Santa Clara, congregação religiosa que exerce missão em Ressaquinha desde 1978. Nesse evento atuaram as vocações: Sacerdotal (Padre Emerson), Religiosa (Irmã Silvana ISC), Matrimonial e Leiga (Membros do EVP e voluntários convidados).

Para finalizar, os participantes foram convidados a assumir uma missão na comunidade paroquial, apontando a eles diversos campos de missão, como Coroinhas, Coral Infanto Juvenil, Catequese, Pastorais, Vicentinos e outros tantos.

“Gostei de ver como os meninos estavam empolgados e alegres durante o encontro. Foi uma bênção de Deus! Voltei para casa realizada”, disse a Coordenadora da EVP, Graça Clemente.

Todas as fotos poderão ser curtidas no Facebook Paróquia São José de Ressaquinha.

Texto: Amin Feres

Fotos: Graça Clemente, Arthur Pereira e Nathan Condé.

 

Veja também:

” Eu Vi o Senhor!”: em artigo, Padre Rosemar explica sobre o Mês Vocacional

“Cristo Vive! Somos suas testemunhas”:disponível para download subsídio sobre o Mês Vocacional

Após dois anos, Encontros Vocacionais voltam a acontecer presencialmente  

Padre Emerson é empossado Pároco em Ressaquinha

Agenda