quinta-feira

, 18 de abril de 2024

Região Pastoral Mariana Centro realiza formação sobre o Sínodo

16 de março de 2022

Encerrando o itinerário formativo regional sobre o Sínodo na Arquidiocese de Mariana, aconteceu no último sábado, 12 de março, o encontro da Região Pastoral Centro. A reunião foi assessorada pelos Contatos Sinodais Arquidiocesanos, padre Edmar José da Silva e Leci Conceição do Nascimento, e contou com a participação de outros sacerdotes e leigos.

De acordo com o Pároco da Paróquia Santo Antônio, em Presidente Bernardes (MG), Padre José Geraldo de Oliveira, a formação foi motivadora e de muito aprendizado sobre o Sínodo. Ainda, a partir do encontro, foi proposto aos párocos assumirem o compromisso de organizar em suas paróquias uma equipe de escuta.

“Escutar quem? Escutar a todos! Aqueles que estão dentro da Igreja, ao lado da Igreja, aqueles que estão distantes e afastados e aqueles que são de outras culturas e Igrejas”, explicou.

A leiga Imaculada Teófilo, de Presidente Bernardes, também esteve presente e compartilhou seus sentimentos após a formação. Segundo ela, tudo se deu de forma clara e eficiente. “Esclareceu aos leigos e padres como se dará o processo dos trabalhos a nível de paróquia. […] Entendemos que precisamos melhor, trabalhar o nosso ser Igreja em Saída e vivência entre nós como verdadeiros discípulos de Cristo Jesus”, afirmou.

Leia mais sobre a formação em cada região:

Região Pastoral Mariana Sul

Região Pastoral Mariana Oeste

Região Pastoral Mariana Leste

Arquidiocese de Mariana prepara itinerário formativo sobre o processo de escuta do Sínodo dos Bispos 2021-2023

Agenda

VEJA TAMBÉM