sexta-feira

, 19 de abril de 2024

Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão

15 de dezembro de 2021

Convocado pelo Papa Francisco, a 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos tratará sobre a Sinodalidade e terá como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. A sua abertura oficial aconteceu em 09 de outubro de 2021, em Roma, durante a Celebração Eucarística presidida pelo Santo Padre. Na Arquidiocese de Mariana, assim como as demais Igrejas Particulares do mundo, a abertura ocorreu em 17 de outubro em missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos.

Convidados a caminhar juntos, o Sínodo 2021-2023 inaugura uma nova metodologia de consulta que contará com diferentes fases, entre outubro de 2021 e outubro de 2023. A primeira é a fase diocesana, seguida de uma fase continental, as quais gerarão dois Instrumentum Laboris (instrumentos de trabalho) distintos, antes da fase definitiva em nível eclesial, a fase Universal.

O Papa Francisco ressaltou durante a comemoração do 50º aniversário da instituição do Sínodo dos Bispos, em outubro de 2015, que “o Sínodo dos Bispos é o ponto de convergência do dinamismo da escuta recíproca no Espírito Santo, conduzida em todos os níveis da Igreja”. Assim, a Secretaria do Sínodo pontua que a articulação das diferentes fases do processo sinodal possibilitará a escuta real do Povo de Deus e será garantida a participação de todos no processo sinodal: “Não é apenas um acontecimento, mas um processo que envolve em sinergia o Povo de Deus, o Colégio Episcopal e o Bispo de Roma, cada um segundo a sua função”.

Para auxiliar no processo de consulta, que seguirá até 15 de agosto de 2022, a Secretaria Geral do Sínodo divulgou o Documento Preparatório e o Vademecum da Assembleia Sinodal de 2023. Esses dois documentos foram concebidos para serem utilizados de forma complementar e conjunta. 

Baixe aqui o Vademecum

Baixe aqui o Documento Preparatório para o Sínodo 2023

Contatos Arquidiocesanos e Equipe Arquidiocesana 

Como orienta o Vademecum, foram nomeados pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos, os Contatos Arquidiocesanos e a Equipe Arquidiocesana para Animação do Sínodo 2021-2023 em 09 de novembro. Saiba quem são aqui 

Materiais de apoio da Arquidiocese de Mariana

Confira os materiais disponibilizados pela Equipe Arquidiocesana de Animação para o Sínodo:

Questionário para as pessoas católicas: BAIXE AQUI

Questionário amplo (pessoas católicas, não católicas e sem religião): BAIXE AQUI

Questionário on-line 

Arquivo sobre caminhada sinodal da Arquidiocese de Mariana

Sugestão de roteiro para escuta nas Paróquias

ORAÇÃO – Sínodo

Sugestão de momento de oração para a formação sinodal

Orientações gerais sobre o Sínodo

Veja o vídeo produzido pela Arquidiocese de Mariana sobre o Sínodo:

Saiba mais sobre a Sinodalidade em:

Saiba mais sobre o Sínodo:

Acesse AQUI outros conteúdos relacionados ao Sínodo 2021-2023

* Com informações da CNBB

Agenda

VEJA TAMBÉM