sexta-feira

, 26 de abril de 2024

Dom Airton preside a Cerimônia do Lava Pés em Mariana

15 de abril de 2022 Arquidiocese

“Nosso Senhor instituiu por Ele mesmo o mandamento do amor. Para que isso fosse efetivado, instituiu a Eucaristia. A serviço da Eucaristia, o Senhor instituiu o sacerdócio, ministério sagrado da Igreja para servir o Povo de Deus que caminha peregrinando no mundo à caminho do Pai. Alegres, portanto, queremos participar desta Santa Missa para lembrar essas instituições e o seus sentidos para a vida do mundo”.

Com essas palavras, o Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos, acolheu os presentes na Igreja e Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Mariana (MG), para a celebração da Quinta-Feira Santa, 14 de abril.

Comentando o gesto feito por Jesus na leitura do Evangelho de São João, Dom Airton pontuou que Ele deu exemplo para que cada pessoa faça o mesmo. “Como é que nós vamos evangelizar? De que maneira nós vamos anunciar a Boa Nova do Reino? Através do amor e da caridade”, disse.

Segundo o Arcebispo, o Evangelho da Quinta-Feira Santa deixa o ensinamento de viver para Deus e relacionar-se como irmãos. “Hoje, Nosso Senhor, nos dá esse exemplo: lavando os pés dos discípulos, Ele se coloca a serviço de toda humanidade. É um gesto que nos pede uma resposta clara, afirmativa”, continuou. 

Recordando que a leitura bíblica do dia narra as instituições da Eucaristia e do sacerdócio, o Pastor da Igreja Particular de Mariana afirmou que Jesus estabeleceu o novo mandamento para que a sua presença fosse perpetuada pela história até o final dos tempos. “E, assim, amamos a Deus nas pessoas”, destacou. 

“Jesus institui na Última Ceia o sacerdócio na sua Igreja. Escolhe homens para exercer o serviço próprio, especial, para serem aqueles, em primeiro lugar, anunciem a Boa Nova do Evangelho e testemunhem o Cristo Ressuscitado”, ponderou.

Conforme Dom Airton, a responsabilidade de evangelizar é da Igreja, não de uma pessoa, que, por sua vez, precisa enviar alguém. “Quando a pessoa evangeliza, ela faz isso em nome da Igreja, não em nome pessoal. Não é uma atividade profissional. […] Nós, batizados, somos enviados ao mundo como evangelizadores”, comentou.

Cerimônia do Lava Pés

Após a homilia, o Arcebispo Metropolitano de Mariana deu continuidade a celebração com o rito do Lava Pés, como fez Jesus na leitura do Evangelho. Para Wellington de Almeida Lima, um dos doze homens que, vestidos de apóstolos, tiveram seus pés lavados por Dom Airton, a ocasião foi de muita graça. “É um momento magnífico em minha vida e eu me senti elogiado de participar. Sinto o meu coração mais alegre, mais vibrante, mais puro mesmo e estar cumprindo a missão em minha vida. Para mim, é um segundo batizado”, descreveu o paroquiano da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, em Mariana, que participou pela primeira vez da cerimônia.

Depois da comunhão, o Santíssimo foi translado e os fiéis realizaram a Adoração até a meia-noite.

Fotos: Thalia Gonçalves/Dacom

Confira outras fotos em nossa página no Facebook: CLIQUE AQUI

Veja também:

Quarta-feira Santa é marcada pelo Sermão da Soledade e Ofício das Trevas

Centenas de fiéis se reúnem na Praça Minas Gerais, em Mariana, para acompanhar o Sermão do Encontro

Dom Airton participa da celebração da Segunda-Feira Santa em Mariana

Dom Airton preside a Missa do Domingo de Ramos e abre as celebrações da Semana Santa na Arquidiocese de Mariana

Paróquias e comunidades celebram o Domingo de Ramos

Agenda