sexta-feira

, 24 de maio de 2024

Faculdade Dom Luciano Mendes realiza evento na PUC-MG e na Academia Mineira de Letras

12 de setembro de 2022 Arquidiocese

O segundo dia das atividades da V Semana Dom Luciano, ocorrido em 29 de agosto, ocorreu na cidade de Belo Horizonte (MG), tendo como parceiras a Pontifica Universidade Católica de Minas Gerias (PUC Minas) e a Academia Mineira de Letras.

O primeiro evento do dia, uma mesa redonda, contou com a participação do Doutor Wellington Teodoro da Silva e do Mestre Victor Gama, mediada pelo Dr. Pe. Márcio Paiva, com o tema “Igreja e Estado: Dom Silvério interlocutor dos Brasis imperial e republicano”.

Na oportunidade, foi apresentado o contexto histórico nacional da época que vivia o homenageado da semana neste ano. Sobretudo, essa explanação apontou para a relação do Padroado, existente na época entre o governo imperial e a Igreja, enfatizando a figura importante de Dom Silvério, bem como seu papel extremamente relevante, que muitas vezes fazia oposição, na defesa da fé verdadeira e, a partir dela, da dignidade da pessoa humana. A exposição e o debate contaram com a participação do corpo docente e discente da Universidade, bem como representantes da Faculdade Dom Luciano Mendes (FDLM).

Academia Mineira de Letras

O segundo momento do dia consistiu de sessão solene da Academia Mineira de Letras, homenageando o primeiro Arcebispo de Mariana, Dom Silvério, no centenário de sua morte . Para tal, foi apresentado um colóquio com a temática “Dom Silvério Gomes Pimenta, um nome para História”, dirigido pelo Mestre Padre João Francisco Batista da Silva, membro do clero da Arquidiocese de Juiz de Fora, doutorando na Pontifica Universidade Gregoriana, em Roma, e pesquisador sobre Dom Silvério.

A explanação do Padre João Francisco lançou luzes sobre detalhes relevantes da própria vida, bem como da obra de Dom Silvério, sobretudo o jornal “O Bom Ladrão”, por ele fundado, e a obra “Vida de Dom Antônio Ferreira Viçoso”, que na ocasião foi reapresentada aos membros da Academia.

Sobre o livro Vida de Dom Viçoso

Tal obra foi a que conferiu a Dom Silvério o assento na cadeira 19 na Academia Brasileira de Letras. Todavia, tal reconhecimento se deu, sobretudo, pelo conjunto harmônico de sua vida acadêmica, haja vista que além de importante sacerdote, Dom Silvério foi um grande professor, orador sacro, poeta, biógrafo e conhecedor de várias línguas, com destaque para latim, grego, e hebraico, além das línguas vivas que usava correntemente.

A obra “Vida de D. Antônio Ferreira Viçoso ― Bispo de Mariana e Conde da Conceição” ganhou uma reedição especial em 2021. O livro está disponível para venda e pode ser adquirido na FDLM. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail financeiro@faculdadedomluciano.com.br  ou pelo telefone (31) 98303-4614. 

Veja a palestra no link:

Texto e imagens: Equipe de Comunicação da V Semana Acadêmica Dom Luciano/FDLM

Leia também:

Escola Estadual Dom Silvério, em Mariana, acolheu programação da V Semana Acadêmica

Nova direção da Faculdade Dom Luciano Mendes é empossada

Memórias de Dom Luciano e Dom Silvério foram recordadas em celebração

Instituições de Congonhas celebram o centenário de falecimento de Dom silvério

Um bispo além do seu tempo: Arquidiocese de Mariana celebra o centenário de falecimento de Dom Silvério